“Quem não se comunica, se trumbica”, Chacrinha
É de extrema importância fazer a construção de imagem pelo fortalecimento da marca nos veículos de comunicação, e tê-la constantemente lembrada, mantendo frequência no contato com os jornalistas. Estamos em um mercado altamente competitivo, em um ano turbulento, e é justamente neste contexto que as empresas e bancas jurídicas devem investir na força da marca e aparecer.
Visibilidade aumenta a competitividade. Hoje todos buscam relações de transparência. E buscam parceiros que além de oferecer, expliquem a qualidade de seus produtos e serviços, os benefícios e vantagens competitivas, a preocupação com o meio ambiente e causas sociais, bem como o bem-estar de sua cadeia de relacionamento. A marca reflete a identidade de um negócio e, torná-la consistente é o método mais seguro para conquistar seus clientes.
Uma marca fortalecida favorece a escolha pelos seus clientes e cadeia de serviços. Conquista o benefício também de ter seu nome divulgado no boca a boca, com indicações de clientes satisfeitos com o atendimento e serviço prestado. Tudo o que a marca fez é percebido pelo cliente e, consequentemente, acaba se tornando parte da imagem que ele tem dessa marca. Gerenciar os pontos de contato ajuda a transmitir o posicionamento dessa marca e criar um valor para ela. A comunicação deve sempre fazer parte do êxito dos negócios.
Uma pesquisa feita pelo Ipsos/Marplan (Instituto de Pesquisa e Inteligência de Mercado), elaborada para a Associação Nacional de Jornais (ANJ) revelou que, antes de tomar decisão de compra, 55% dos consumidores consultam jornais e encartes a respeito da marca que deseja comprar. Esse resultado mostra como é valido o trabalho da Assessoria de Imprensa que busca conquistar espaços nos veículos de comunicação, sempre de maneira espontânea (não pago) e com isso fortalecer a marca do cliente, agregando confiança aos produtos e serviços.
A Assessoria de Imprensa reforça a marca do cliente relacionando seu nome à garantia de qualidade, desenvolvimento, honestidade e transparência, característica inerente a instituição que mantém um diálogo de prestação pública de serviços e ideias junto aos veículos de comunicação. Por intermédio de um trabalho de relacionamento com a mídia, uma assessoria de imprensa feita por profissionais preocupados pela busca de resultados eficientes, com foco e que dispõem de tempo para trabalhar a informação em linguagem jornalística fazendo um ótimo levantamento de ideias que a marca oferece, mostra o total conhecimento do ramo em que atua e coloca os porta-vozes em alto nível, e sempre à disposição da mídia.
Como diz a pesquisa, os meios de comunicação possuem uma credibilidade ao transmitir as notícias, pois considera-se que foram feitas análises aprofundadas, que tudo passou pela lente de um jornalista que apurou as informações, e o público confia como verdadeiras as informações transmitidas. Ter a marca citada em matérias jornalísticas reforça a identidade da corporação e aumenta a credibilidade de seus clientes e toda a cadeia de relacionamento.
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*Luciana Juhas é jornalista e diretora da Galeria de Comunicações.