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Como o advogado pode conhecer sobre o seu público-alvo e desenvolver ações mais assertivas

A grande dúvida é: onde buscar essas informações? E mais ainda: como “raquear” a cabeça do nosso público?

17/4/2020

Entender sobre o seu público é um dos primeiros passos para desenvolver estratégias para o seu negócio. Sem conhecê-los, é como atirar para todos os lados e depender da sorte. Informações sobre eles nos ajudam a desenvolver uma comunicação mais assertiva, estratégias mais eficazes, além de dar suporte para vencer as suas objeções. Mas, a grande dúvida é: onde buscar essas informações? E mais ainda: como “raquear” a cabeça do nosso público?

A primeira e a mais poderosa fonte é desenvolver uma pesquisa com ele. Através dela você pode descobrir informações que direcionarão toda a sua comunicação e estratégia, que virá a seguir. Para fazer esta pesquisa, você pode utilizar uma ferramenta gratuita do Google, chamada Google Formulário. Nela você pode desenvolver a sua pesquisa e mandar para seus clientes ou prospects por meio de um link. Assim que eles responderem, você terá vários dados e informações diretamente na sua conta na ferramenta. Porém, não existe um único caminho.

Pistas sobre o interesse das pessoas, o que elas pensam, o que querem, suas objeções, as conversas do momento. Tudo isto você pode encontrar na internet. Só para você ter uma ideia, a internet é um banco de intenções humanas. Tudo que as pessoas querem saber sobre determinado produto, serviço, profissional, assunto, tema, entre outros, elas recorrem ao maior buscador do mundo, o Google.

Desta forma, podemos dizer que o Google funciona como uma extensão do nosso cérebro. É o reflexo das nossas intenções, desejos e necessidades. No que concerne às redes sociais, as conversas que se desenvolvem dentro delas é um reflexo do que acontece fora dela. Um exemplo disso são os grupos criados no Facebook, relacionados a temas específicos, como o interesse crescente de pessoas que querem se mudar para Portugal. Diante da atual conjuntura no qual o país se encontra e a demanda crescente pelo assunto, é fácil verificar o reflexo do fato nas conversas dentro da rede.

Isto significa que tanto o Google quanto as redes sociais possuem uma valiosa fonte de informações sobre as pessoas. Para ficar mais claro, pense o seguinte: toda a ação que os usuários tomam na internet como, clicar em um anúncio, clicar no site, assistir um vídeo, realizar uma busca e assim por diante, parte de uma intenção, ou seja, sua demanda.

O que as pessoas buscam são respostas para seus problemas, e o que o buscador faz é organizar essas respostas.

E assim por diante...

O problema é que a internet é um mundo, e muitos destes dados estão dispersos dentro dela. A tarefa mais difícil é compilá-los e interpretá-los. Para te ajudar nesta tarefa, vou citar aqui algumas fontes de informações valiosas que você pode utilizar a partir de hoje para entender melhor o seu público e desenvolver conteúdo e ações muito mais assertivas para o seu negócio. Lembrando que nada substitui uma boa pesquisa direta com o seu público- alvo.

Algumas destas valiosas fontes são:

Estas são apenas algumas fontes de informações que você pode utilizar e começar a ter melhores resultados, direcionando suas ações.

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*Juliane Sousa é especialista em Marketing. Mestre em Administração Pública. Professora de Marketing e Marketing Jurídico no CEPED UERJ.

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