Não é segredo para ninguém estarmos no meio de uma calamidade pública e de uma pandemia mundial, cujas consequências econômicas estão sendo devastadoras.
Isso porque as empresas estão sendo obrigadas a permanecerem em quarentena fechadas e estão tendo seu faturamento e fluxo de caixa diretamente afetados.
Além disso, não recebem o que já havia sido faturado em razão de um efeito dominó devastador na economia de quem contratou ou comprou determinado serviço ou produto.
Então Governo brasileiro, de maneira brilhante, edita a MP 936/20 que permiti às empresas acordos individuais com seus empregados visando a redução da jornada de trabalho e o salário entre 25%-70%, salvando milhares de empregos.
Até que o partido Rede de Sustentabilidade, fundado pela eterna candidata Marina Silva, propõe uma ADIn e obtém do ministro Lewandowski uma liminar determinando a participação e anuência dos sindicatos dos empregados nos respectivos acordos.
A consequência lógica desta liminar será o desemprego de milhões de brasileiros, pois de uma maneira geral, os sindicatos não aceitarão a redução salarial e quem sofrerá no final será o cidadão que vai perder o emprego.
A insegurança jurídica causada pelo ministro Lewandowski e pelo partido fundado pela Marina Silva, Rede de Sustentabilidade, causarão junto com os sindicatos milhões de desempregos.
_________________________________________________________________
*William Carmona Maya é advogado.