Gerir nada mais é do que cuidar, administrar, organizar, medir, planejar. Saber quem somos, onde estamos, onde queremos e como queremos chegar e a razão da nossa existência é fundamental para nosso progresso - pessoal e profissional.
Esse é o mesmo entendimento que devemos ter quando se trata do nosso negócio, no caso, do nosso escritório. Temos que ter uma visão ampla e também pontual sobre o escritório.
Que não dá mais para ficar na zona de conforto e ficar fazendo malabarismo entre cumprir prazos e realizar audiências você já sabe. Sabe, também, que não é o básico que vai levar sua banca para frente e, muito menos que irá alavanca-la. Mas, gerir, administrar, planejar são tarefas mais complexas, principalmente para a grande maioria dos advogados que limitam-se em “apenas” ser bons advogados e não advogados gestores.
Justamente por saber da importância e da complexidade em gerir uma banca de advogados é que convidamos você a “conhecer” e por que não, a desenvolver três mecanismos de gestão - a missão, visão e valores do seu escritório.
As ferramentas de gestão acima são instrumentos importantíssimo, isso por que, são elementos capazes de mostrar onde sua banca está e onde ela quer e pode chegar e, principalmente, como chegará. Daí a importância de desenvolvê-las com sabedoria e coerência.
É importante frisar que, ao tomar alguma decisão o sócio deve ter em mente esses conceitos, ampliando assim, as chances de êxito. Vejamos:
Missão é o âmago do escritório, sua identidade, o motivo pelo qual foi criada. Com base na missão definimos melhor quem fará parte da equipe, em quais casos trabalhar, com quem fechar parcerias, enfim, decisões do dia a dia podem ser tomadas de forma mais consciente evitando por exemplo, abraçar falsas oportunidades.
Exemplo de missão da Starbucks: “nossa missão é inspirar e nutrir o espírito humano”
Qual a missão do seu escritório?
Visão é realmente o olhar para frente, definir onde se quer chegar, o que desejar ser, conquistar e, quando os sócios ou o advogado sabem onde querem chegar, certamente começarão a traçar estratégias que viabilizarão sua chegada.
Sendo vista como meta, a visão deve ser do conhecimento de todos da equipe, afinal, são as pessoas que darão vida à essas metas e objetivos.
Você sabe dizer aonde quer chegar?
Por último e igualmente importante, Valores. Leia-se princípios. São eles que nortearão as ações e comportamentos de todos os integrantes da banca.
Os valores não podem ser relativizados, pelo contrário, precisam ser cumpridos na íntegra e por todos, principalmente pelos sócios e, lembre-se: “se cativar sua imaginação, cativará os outros” e é essa a intenção.
Ressalto, os valores precisam ser claros, públicos e obrigatórios.
Sua equipe conhece quais são os valores do seu escritório?
Agora se você ainda não parou para elaborar a espinha dorsal da sua banca, creio que seja a hora. Se, contudo, você já tem tudo isso elaborado, mas tem enxergado gargalos, sente e refaça. Esse processo permitirá uma análise completa do seu negócio e isso possibilitará grandes avanços, afinal é por meio desse tripé que os sócios poderão começar a elaborar o planejamento estratégico.
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*Monique Souto é advogada, controller jurídico, sócia e consultora da Hipólito Consultores.