O tema empreendedorismo tem ganhado muita atenção nos últimos anos. Mas, como aplicar isso no meio jurídico e como isso pode alavancar sua carreira e seu escritório? Não é novidade que o Brasil já passa da marca de 1 milhão de advogados, por isso, destacar-se nesse meio competitivo é preciso.
Em novembro de 2018, o País registrava mais de 1.517 faculdades de Direito já estabelecidas, e no mesmo mês, haviam 460 requerimentos para formação de novas instituições no Brasil. Nesse contexto tão disputado, trabalhar a marca pessoal nunca foi tão necessário e o empreendedorismo jurídico pode ser a chave para o sucesso.
O que é empreendedorismo jurídico?
O conceito de empreendedorismo jurídico não difere muito do empreendedorismo em geral. A advogada Alessandra Barbieri, no podcast Explicando Direito, diz que o empreendedorismo é a vontade de realizar coisas, desafios e essa iniciativa de empreender aplicada ao meio jurídico não necessariamente está ligada a um escritório de advocacia.
Contudo, é importante frisar que a atividade jurídica, seguindo o código de Ética, não é uma atividade mercantil, mas isso não significa que não seja preciso o uso de técnicas de gestão, como orienta o advogado Fabrício Carraro.
O termo empreendedorismo jurídico é recente no Brasil e há registros de que por volta de 2006, alguns profissionais começaram a discutir o tema. E, contrário ao que aparenta ser, empreender não é um dom. Empreender é realizar tarefas complexas, se desafiar.
Como colocar em prática?
Compreender como gerir o tempo é um importante fator, seja você autônomo ou líder de uma equipe. Desejar que o dia tenha mais que 24h, nunca foi a solução para falta de tempo. O necessário a ser feito, nesta situação, é apenas organizar a sua rotina, com isso a produtividade aumenta e você consegue se dedicar melhor à suas atividades.
Abaixo separei algumas dicas para te ajudar a colocar o empreendedorismo jurídico em prática!
#1 Tome o controle de seu tempo!
Como já dito anteriormente, quem planeja tem o tempo ao seu favor. Organizar quais são as tarefas que precisam ser executadas transformará o seu dia, deixando-o ainda mais produtivo. Existem métodos que auxiliam na gestão do tempo e a Advise separou um e-book com algumas metodologias para deixar sua rotina mais ágil. Assim, é só escolher a que melhor atende o seu cotidiano e colocar em prática.
#2 Escreva suas metas
Charles Duhigg eu seu livro “Mais rápido e melhor: Os segredos da produtividade na vida e nos negócios” diz que, escrever suas metas fazem grande diferença na produtividade.
O método SMART é um dos modos de auxiliar nessa tarefa, seu objetivo é definir e mensurar as metas escritas tornando acima de tudo: realizáveis. O método Smart baseia-se em:
- S: be specific (ser específico)
- M: be measurable (ser mensurável)
- A: be attainable (ser atingível)
- R: be realistic (ser realista)
- T: timely (ser tangível)
#3 Utilize a tecnologia à seu favor
Atualmente temos acesso a uma infinidade de ferramentas tecnológicas, seja para lazer ou rotina do trabalho, mas, é importante também reservar um tempo offline. Hoje no mercado, contamos com infinitas possibilidades de dispositivos que auxiliam a otimizar o dia a dia, como é o caso dos softwares jurídicos.
Já existem softwares que gerenciam toda a rotina do escritório em uma ferramenta só, facilitando ainda mais o controle das informações. Além de cuidar da rotina da empresa, também otimiza a busca de publicações e andamentos, sem que você precise pesquisar manualmente estes dados, transformando o dia a dia mais ágil, produtivo e potencializado.
Agora é com você! Mas lembre-se, antes de tudo é interessante ver quais das metodologias apresentadas mais se adequa a sua rotina.
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