Migalhas de Peso

Planilha de Indicadores de desempenho para a gestão na advocacia

Neste artigo, indicarei cinco passos para você trabalhar com indicadores dentro do escritório de advocacia.

20/12/2019

Como advogado empreendedor, você deve estar buscando a receita certa para crescer com sustentabilidade. Bom, a verdade é que não há. Mas crescimento tampouco é algo que se dá por acaso. Há várias ferramentas que ajudam nisso. E uma das principais delas são os indicadores de desempenho.

Indicadores de desempenho monitoram o progresso da organização na direção de determinado objetivo. É o resultado parcial ao longo do tempo de uma meta.

Mas por que você precisa saber quanto progrediu? Porque cada indicador está vinculado a uma ação e, a depender da sua progressão, você poderá fazer ajustes para conseguir resultados ainda melhores.

Por isso, neste artigo, indicarei cinco passos para você trabalhar com indicadores dentro do escritório de advocacia. Para praticar, também vou deixar para você baixar uma planilha de indicadores de desempenho, que você poderá acessar gratuitamente.

1. Defina objetivos por área

Se você deseja sustentabilidade, quais objetivos precisa alcançar? Enumere alguns projetos que o realizem. Não mais que cinco, pois você vai precisar de foco para produzir resultados.

Lembre-se de que seus projetos precisam estar de acordo com a estratégia do escritório. Por exemplo, se o objetivo é sustentabilidade, será que é o momento de investir em algo arriscado? Do contrário, o esforço extra pode não fazer sentido para a equipe. Aliás, o time precisa entender exatamente por que e para onde aquelas ações vão conduzi-lo.

Além disso, objetivos têm que se transformar em resultados reais. Você pode definir resultados-chave para um objetivo por área – como financeiro, marketing, clientes -, mas também é possível criar outros critérios, como estratégia, operações etc.

2. Identifique indicadores de desempenho a objetivos

Um objetivo se desdobra em indicadores que mostram se você está caminhando para sua meta.

Escolha indicadores-chave essenciais para o escritório de advocacia. Por exemplo, se o objetivo é aumentar a produtividade, você pode definir como indicador a implementação de um software jurídico como o SAJ ADV dentro de um prazo.

Saiba, no entanto, que, embora você possa definir muitos indicadores, nem todos você vai conseguir acompanhar. O trabalho de avaliação de indicadores de desempenho não pode ser perda de tempo da equipe. Entre agir e mensurar por mensurar, ainda mais vale agir.

Se você tiver dados mas não tiver braço para executar ações, a avaliação pode ser um motivo de frustração do que de melhoria. 

3. Defina um dono do indicador de desempenho

A avaliação de indicadores de desempenho em objetivos é uma operação como todas as outras. Portanto, indique um dono dela. Forneça as ferramentas adequadas, prazos de avaliação, relatórios gerenciais e apresentação de resultados para a banca.

4. Realinhe metas de acordo com os indicadores de desempenho

Se você já realizou todos os passos anteriores, então terá todas as informações que precisa para monitorar seu desempenho em projetos.

Agora, se tal monitoramento não levar a novas ações, pouco vão servir para a sustentabilidade e crescimento do escritório.

Baixe gratuitamente nossa planilha de indicadores de desempenho para o escritório

Criamos aqui no SAJ ADV - software jurídico uma planilha em que você consegue centralizar o acompanhamento mensal dos indicadores de desempenho que considera mais relevantes para o seu escritório.

Com ela, você vai identificar seus projetos, suas metas e seus resultados parciais. Acesse a planilha e aproveite!

Quer ficar por dentro de tudo sobre relatórios gerenciais? Faça seu cadastro e receba os materiais do SAJ ADV em seu e-mail.

____________________

*Luciano Martins é project owner do SAJ ADV - Software Jurídico.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

Alterações no CC com a vigência da nova lei 14.905/24: A taxa de juros Selic se aplica em todos processos em curso?

25/9/2024

Pejotização fraudulenta e competência da Justiça do Trabalho: Um precedente importante da 7ª turma do TRT-1

25/9/2024

CNJ autoriza inventário e divórcio extrajudicial mesmo com herdeiros menores ou incapazes

24/9/2024

Lei 14.973/2024: Um novo capítulo na regularização patrimonial e fiscal no Brasil

24/9/2024

Exclusão extrajudicial de sócio na sociedade limitada

25/9/2024