Migalhas de Peso

Kit de peças de civil, penal e tributário para agilizar a sua produção

Neste artigo, ajudamos você a começar a construir um acervo de modelos jurídicos que vai agilizar sua gestão de documentos e, além disso, minimizar erros básicos, somando produtividade à gestão de tarefas.

1/11/2019

O advogado tem de conciliar uma série de atividades: administração do escritório, de pessoas, das finanças, dos prazos processuais, de atendimento e relacionamento com clientes e até de vendas. E a qualidade da gestão dessas tarefas determina quanto tempo ele terá para se dedicar, por exemplo, à produção de peças processuais. 

De fato, a redação de peças jurídicas, como petições, pode tomar bastante tempo. Não à toa, ela está entre as principais dificuldades enfrentadas pelos advogados.

E, no entanto, esse ponto é sensível na prática da advocacia. Da redação de petições depende o convencimento de juízes e a defesa exata da demanda da parte. Isso significa que a forma, a qualidade do texto, a argumentação, o domínio da legislação e o conhecimento da jurisprudência, bem como todo o procedimento de peticionamento, precisam ser impecáveis. Do contrário, corre-se o sério risco de causar incompreensões e de não atender os interesses do cliente.

Por isso, neste artigo, ajudamos você a começar a construir um acervo de modelos jurídicos que vai agilizar sua gestão de documentos e, além disso, minimizar erros básicos, somando produtividade à gestão de tarefas.

Busque o padrão de qualidade do seu escritório

Para chegar a um bom esqueleto de peça processual, atenha-se a todas as peculiaridades da demanda. O ideal é ter modelos para cada tipo de peça, considerando iniciais, contestações e diversos tipos de recursos.

No entanto, fique atento para não fazer da peça um simples formulário com lacunas para preencher. Lembre-se que cada caso é um caso. Então, deixe os espaços mais importantes para personalizar a petição de acordo com o caso do cliente.

Uma vez que você adquiriu, ajustou ou construiu um modelo de documento jurídico, você tem um tesouro para a gestão de tarefas do escritório. Esse padrão de qualidade vai unir toda a produção da banca - e será por ele que seu escritório será reconhecido.

Organização: construa o seu catálogo

Depois de tanto trabalho para coletar, ajustar ou construir os modelos de documentos jurídicos de acordo com o padrão de qualidade do seu escritório, você precisa definir como organizá-los.

Isso, porque, quando trabalhamos com grande volume de documentos, é normal que eles se percam no meio da bagunça de pastas e subpastas do computador ou que comecem a surgir várias cópias de alteração do mesmo arquivo.

Então, catalogue seus modelos por área do Direito e pelo tipo de peça. Ao nomear o arquivo, insira informações úteis para que ele possa ser encontrado com facilidade. E então chegamos o terceiro ponto: acessibilidade.

Acessibilidade: seu acervo disponível para toda a banca em um só lugar

A gestão de tarefas passa por dar acessibilidade a ferramentas que vão facilitar sua execução. Se você já tem os modelos e os catalogou em um banco, agora pode compartilhá-los.

Se o escritório tiver espaço em uma cloud computing, ou seja, um sistema de nuvem, esse é o melhor lugar para o armazenamento de dados e informações, sem a necessidade de hardwares.

Com essa tecnologia, os membros da banca podem acessar os dados de onde estiverem. Além disso, mais de um colaborador poderá ter acesso simultâneo a um documento. Outras vantagens do armazenamento na nuvem são o baixo custo, a segurança e a possibilidade de personalização.

Dezenas de petições para você

Agora que você viu como começar a usar modelos de peças jurídicas para agilizar a gestão de suas tarefas, está pronto para começar a construir seu acervo.

Para isso, deixamos aqui, para você baixar gratuitamente, o kit de modelos de petição de civil, penal, tributária e previdenciária no novo CPC. São dezenas de modelos de petições selecionados criteriosamente para estar em seus processos.

Se desejar saber como um software jurídico pode trazer ainda mais agilidade à gestão de tarefas, faça um teste do SAJ ADV.

E para receber mais peças e conteúdos como este, acesse o blog do SAJ ADV, que leva para você todas as novidades do mundo do Direito e da advocacia, da gestão do escritório a prospecção de clientes.

Quer saber tudo sobre modelos de peças processuais? Faça abaixo seu cadastro e receba os materiais exclusivos do SAJ ADV – Software Jurídico em seu e-mail.

____________________

*Luciano Martins é project owner do SAJ ADV - Software Jurídico.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

Alterações no CC com a vigência da nova lei 14.905/24: A taxa de juros Selic se aplica em todos processos em curso?

25/9/2024

Pejotização fraudulenta e competência da Justiça do Trabalho: Um precedente importante da 7ª turma do TRT-1

25/9/2024

CNJ autoriza inventário e divórcio extrajudicial mesmo com herdeiros menores ou incapazes

24/9/2024

Lei 14.973/2024: Um novo capítulo na regularização patrimonial e fiscal no Brasil

24/9/2024

Exclusão extrajudicial de sócio na sociedade limitada

25/9/2024