Bobbio aos 94 anos1
Celso Lafer*
A contribuição de Bobbio ao conhecimento, no correr de sua fecunda existência, tem a sustentá-la a sua percepção de que no labirinto da convivência coletiva existem caminhos que não levam a nada. Cabe, assim, à razão, tanto o papel de mostrar quais são estes caminhos bloqueados quanto o de indicar quais são as saídas possíveis. Estas, ele as vem desvendando no seu percurso intelectual, pelo método de aproximações sucessivas, e como apontou Luigi Ferrajoli, residem nos nexos que vem propondo entre democracia e direito; direito e razão; razão e paz e paz e direitos humanos.
Quais são e como se estabelecem estes nexos propostos por Bobbio? Pode haver direito sem democracia mas não há democracia sem direito. Se a democracia requer uma construção jurídica e o direito é um meio indispensável para modelar e garantir instituições democráticas, a razão é um instrumento necessário para elaborar e interpretar o direito. É um instrumento necessário porque o direito não é um dado da natureza. É uma construção, um artefato humano, fruto da política que requer a razão para pensar, projetar e ir transformando este artefato, em função das necessidades da convivência coletiva.
A convivência coletiva se dá num mundo, no qual, como observa Bobbio com um olhar hobbesiano, a guerra é o produto da inclinação natural ao conflito. A paz é um ditame da razão, da capacidade humana de medir as conseqüências dos fatos que resultam desta inclinação natural e instintiva. Como construir a paz, com a colaboração da razão? Mediante o nexo entre a paz e os direitos humanos, que instauram a perspectiva dos governados e da cidadania como princípio de governança. É garantindo os direitos humanos - o direito à vida; os direitos às liberdades fundamentais; os direitos sociais que asseguram a sobrevivência - que se enfrentam as tensões que levam à violência, à guerra e ao terrorismo.
Lembra Bobbio, à maneira de Kant, que o progresso da convivência coletiva mediante os nexos acima mencionados, não é necessário. É apenas possível. Como ele disse tantas vezes, são ambíguas as lições da História humana entre a alternativa salvação ou perdição. Como afirmou Tocqueville, para lidar construtivamente com esta ambigüidade é preciso ter uma preocupação salutar com o futuro a qual faz velar e combater. Esta preocupação anima o percurso de Bobbio e é por esse motivo que uma das vertentes de sua obra é a do filósofo militante, que dialoga criticamente com as experiências políticas e intelectuais do nosso tempo.
Neste diálogo, Bobbio é admiravelmente bem servido pela cristalina clareza do seu estilo de pensamento, caracterizado pelo rigor na utilização e combinação dos conceitos. Estes são empregados com senso histórico, inspiração analítica e preocupação empírica para distinguir e diferenciar uma realidade percebida como complexa e concebida como pluralista. A postura de Bobbio na condução deste diálogo é a do intelectual que almeja a mediação cultural pelo uso público da razão. Esta é uma expressão da política da cultura que contrasta com a politização ideológica da cultura, valendo lembrar, neste contexto, que a ideologia é, para recordar Mannheim, uma elaborada mentira de segundo grau. Para evitar esta mentira é preciso ter "a inquietação da pesquisa, o aguilhão da dúvida, a vontade do diálogo, o espírito crítico, a medida no julgar, o escrúpulo filológico e o sentido da complexidade das coisas". Foi o que disse Bobbio, respondendo a Togliatti na sua polêmica da década de 50 com os comunistas italianos, a propósito de liberdade. É o que Bobbio tem feito no correr da sua vida de filósofo militante.
A irradiação da influência de Bobbio filósofo militante se amplia no meio italiano a partir de 1976, quando começa a escrever com regularidade no La Stampa de Turim. Neste grande jornal da família Agnelli, expressão, portanto, da presença da Fiat na Itália, Bobbio encontrou um espaço para uma abrangente atuação no campo da política da cultura. Com efeito, como aponta o jornalista Ezio Mauro, La Stampa sempre reconheceu a autonomia e o primado de política e deu a Bobbio a liberdade para a sua independente reflexão em nome de uma certa idéia da Itália - a da tradição reformadora que, no Piemonte, se inspira em Gobetti. A atividade jornalística consolidou Bobbio como uma personalidade política capaz de, com a sua autoridade intelectual, pautar a agenda da opinião pública.
Como articulista, Bobbio também não fechou portas. Abriu caminhos. Logrou isto através da convergência do grande pensamento com o alto jornalismo, do qual outro raro exemplo foi Raymond Aron na França. Em Bobbio, articulista, esta convergência provém do ângulo do jornalismo, da clareza dos textos, da relevância dos temas abordados e da coragem cívica dos posicionamentos. Na perspectiva do pensamento do fato que os seus artigos transcendem o efêmero da conjuntura pois os assuntos são pertinentemente tratados no horizonte mais amplo dos diversos campos de sua atuação acadêmica. É assim que ele ilumina o tema do dia inserindo-o, por exemplo, na discussão sobre a governabilidade em sociedades complexas; sobre o impacto da violência e do terror na vida política; sobre a relação eleitores e eleitos; sobre o pluralismo; sobre a interação entre os meios e os fins. Isto se comprova facilmente através da leitura dos três livros que reúnem o principal de sua contribuição jornalística, publicados, respectivamente, em 1981, 1990 e 1997. Neste artigo voltado para celebrar com afeto e admiração o seu aniversário, sublinho a atualidade do que discute no de 1997. Nele examina a crise da esquerda e a importância da sua renovação num mundo globalizado e enfrenta o problema que representa para a democracia o vídeo-poder que, na Itália, se encarna na atuação de Berlusconi.
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*Professor da USP, ex-ministro do governo Fernando Henrique Cardoso, autor de vários livros e artigos sobre direito (principalmente direito internacional), direitos humanos, relações internacionais e teoria política, obras que foram publicadas em diversos países.
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1Artigo publicado no jornal O Estado de S. Paulo no dia 19/10/03.
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