Muitas vezes, ficamos presos à crença de que advogados não podem divulgar ou fazer qualquer tipo de marketing em relação aos serviços jurídicos. No entanto, essa crença não é completamente verdadeira, porque não são todos os tipos de marketing que são proibidos pelo Código.
As disposições do Código de Ética vedam apenas a realização de algumas formas de marketing, consideradas mais tradicionais, conforme disposto no arts. 28 a 34. São vedadas, por exemplo, a realização de anúncio de serviços via outdoor, a realização de programas de rádio e televisão para promoção profissional.
Contudo, essas formas de marketing não são as únicas e nem mesmo as mais eficazes, especialmente no contexto da indústria 4.0 em que vivemos.
Nesse contexto, uma gama cada vez maior de profissionais começou a desenvolver estratégias para captar clientes na internet, por meio do Inbound Marketing e de acordo com o que é permitido no Código de Ética da OAB.
O que é o Inbound Marketing?
O Inbound Marketing é uma estratégia que visa conquistar possíveis clientes por meio da geração de conteúdo, de forma informativa.
Trata-se de uma estratégia completamente diferente da publicidade tradicional.
Enquanto a publicidade tradicional realiza promoções de produtos, o inbound marketing realiza geração de conteúdos de valor para os clientes.
Na prática, advogados podem escrever artigos e e-books e gravar vídeos para solucionar dúvidas de seu público-alvo, sem falar de seu produto/serviço final.
Quais os benefícios do Inbound Marketing?
Os advogados que fazem uso dessa estratégia fortalecem a sua marca e se estabelecem no inconsciente das pessoas que acessam ao seu conteúdo.
Esses profissionais, naturalmente, passam a ser vistos como autoridades em sua área de atuação pelo público e conseguem conquistar e fidelizar clientes.
Do ponto de vista social, quando advogados realizam essa estratégia de forma ética, aumenta-se o acesso à justiça. Várias pessoas que não possuem recursos financeiros para buscar um advogado qualificado, podem adquirir conhecimento por meio de um vídeo ou um texto em um Blog.
Como começar a utilizar essa estratégia na prática?
Para começar a utilizar essa estratégia na prática, é preciso:
1) Definir quem é o público-alvo da estratégia
Qual o perfil dos possíveis clientes que você quer atingir? Quais os problemas jurídicos que eles possuem?
Quem são essas pessoas? Elas são mais formais ou informais? Do que elas gostam e do que não gostam?
2) O que esse seu cliente digita no Google?
No caso do público alvo da área trabalhista, possíveis palavras digitadas são: "reforma trabalhista", "direitos trabalhista", "aviso prévio", etc.
3) Desenvolver um processo de criação de conteúdo
Com base nos problemas do seu público alvo e nas palavras e expressões buscadas por ele no Google, é possível criar um planejamento de produção de conteúdo. Para isso, o advogado pode utilizar um Blog ou começar em suas próprias Redes Sociais.
É essencial que a estratégia seja executada com consistência.
4) Escolher os canais corretos para divulgação do conteúdo
Em seguida, é importante definir onde serão divulgados os conteúdos.
Facebook? Instagram? Linkedin? Site? Revista?
Cada canal de divulgação pode ser mais ou menos adequado, a depender de onde se encontra público alvo da estratégia de produção de conteúdo do escritório.
Conclusão
Os advogados que quiserem captar mais clientes possuem uma grande oportunidade com o Inbound Marketing.
Trata-se de um conceito de fácil entendimento, embora a execução exija muita dedicação.
Os advogados podem contratar profissionais especializados na área ou executar a estratégia internamente.
_______________
*Júlia de Resende Souza é advogada, co-fundadora e diretora de Operações da Freelaw.