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8 passos essenciais para transformar sua atuação no mercado de gestão jurídica

Investir nessa capacitação é a certeza de se preparar para esta nova visão de mercado, tornando-se apto para ele. É ter a possibilidade de expandir as formas de atuação e executar funções jurídicas de forma inovadora, com qualidade, sem deixar de lado as técnicas do Direito, a ética, mas alinhando-as aos conceitos de gestão, liderança e planejamento.

29/11/2018

Você sabe quais são os oito passos essenciais para se destacar no mercado de gestão jurídica? Bom, primeiramente vale reforçar que a advocacia é, naturalmente, uma atividade empresarial, onde é preciso gerir, entregar um serviço e estar antenado com tudo que ocorre no mundo para oferecer o melhor trabalho ao cliente.

E o primeiro passo para evoluir na carreira de gestão jurídica é possuir uma veia empreendedora. Desenvolver essa veia empreendedora é ser capaz de observar constantemente o mercado, manter-se informado sobre tudo que acontece, estimular o pensamento criativo e inventivo, pesquisar tendências e conseguir enxergar novas oportunidades e nichos.

Para um profissional da área jurídica esse ponto é de suma importância, pois, pensando e agindo como um empreendedor, ele conseguirá questionar, analisar, arriscar e procurar soluções para eventuais problemas de forma mais efetiva.

O segundo passo essencial é ter uma visão a longo prazo. É muito comum ver profissionais que atuam sob uma visão limitada, focam nos resultados imediatos e ignoram visões estratégicas a longo prazo. Ter o cuidado em enxergar lá na frente garante um equilíbrio maior entre o curto e longo prazo, entre qualidade e produtividade, inovação e crescimento.

O terceiro passo é ser estratégico. Ser estratégico é possuir uma visão sistêmica de tudo que envolve o escritório de advocacia, é analisar as situações e buscar as melhores soluções. É ser alguém capaz de ensinar sempre e aprender com os outros, de trabalhar com diferentes recursos humanos e materiais.

O quarto passo é estar aberto para o novo. Se o profissional não for aberto à essas mudanças, certamente ficará para trás. É natural que, às vezes, as pessoas fiquem relutantes às novidades, mas é preciso analisar cada oportunidade, verificar seus pontos positivos e ver quais são suas contribuições para você e seu negócio.

O quinto passo é buscar conhecimento fora da área do Direito. É imprescindível ter o conhecimento sobre as técnicas do Direito, sobre a ética e tudo mais que diz respeito à área. Mas, muito além disso, o mercado pede por um profissional “multi”, que tenha o mínimo de domínio sobre outros assuntos essenciais para a sua atuação. Dentre essas áreas de conhecimento estão, principalmente: noções de administração, gestão, negociação, liderança, tecnologia, marketing e relacionamento.

O sexto passo é conhecer bem o mercado que atua. O profissional pode potencializar a sua performance conhecendo bem o trabalho executado, o perfil, as atividades, os nichos, tudo o que há de mais novo. Para isso, uma boa dica é buscar informações em revistas, sites, blogs sobre a área jurídica. Conversar com outros profissionais, se aperfeiçoar por meio de cursos e conteúdos na internet e procurar sempre se atualizar sobre as novidades também são boas alternativas.

O sétimo passo é saber administrar, gerir bem o negócio em que está inserido. Entretanto, para gerir um negócio é preciso dominar técnicas de administração, pelo menos ter o mínimo de conhecimento sobre a área. É importante também estar cercado de colaboradores competentes, que saibam contribuir na gerência e administração do escritório de advocacia.

Quanto melhor for a administração, mais chances o escritório de advocacia terá de se destacar no mercado. Isto, porque será possível realizar análises de todo o processo a fim de identificar possíveis falhas e, posteriormente, aplicar soluções que visem o aperfeiçoamento. E tudo isso só é possível com um acompanhamento muito próximo do profissional que gere e administra.

O oitavo passo é ser um especialista em gestão jurídica. A especialização pode auxiliar na aplicação das estratégias mencionadas anteriormente. Fará com que o profissional se torne mais estratégico e menos operacional. Os advogados precisam entender melhor sobre o seu modelo de negócios, sobre como pode atuar de forma mais ativa e participar das mudanças que estão ocorrendo no meio jurídico.

Investir nessa capacitação é a certeza de se preparar para esta nova visão de mercado, tornando-se apto para ele. É ter a possibilidade de expandir as formas de atuação e executar funções jurídicas de forma inovadora, com qualidade, sem deixar de lado as técnicas do Direito, a ética, mas alinhando-as aos conceitos de gestão, liderança e planejamento.

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*Ísis Fontenele é sócia-diretora na empresa Performance Juris Consultoria, Coordenadora do MBA em Gestão Jurídica do IPOG e Presidente da Comissão de Inovação e Gestão da OAB/GO.

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