Migalhas de Peso

Mas afinal: quem é o administrador judicial na recuperação?

É seu papel exigir dos credores quaisquer informações necessárias, requerer ao juiz assembleias gerais com estes e ainda contratar profissionais ou empresas especializadas para auxiliar suas tarefas.

14/9/2018

O administrador judicial é um profissional idôneo, preferencialmente advogado ou pessoa jurídica especializada nomeado pelo juiz da vara em que foi autorizado o processamento da recuperação judicial. Esse profissional será responsável pela condução do processo, a ele compete a formulação do quadro geral de credores e envio de correspondência a todos, informando a data do pedido de recuperação ou falência, a natureza do crédito: avalista, credores com garantia real, credores quirografários ou credores MEI, micro e pequenas empresas. Fornecendo assim as informações pedidas aos credores interessados. Também é seu papel exigir dos credores quaisquer informações necessárias, requerer ao juiz assembleias gerais com estes e ainda contratar profissionais ou empresas especializadas para auxiliar suas tarefas (peritos, economistas).

Fiscalizar as atividades do devedor e o cumprimento do plano de recuperação judicial quando aprovado. Apresentar ao juiz os relatórios mensais da empresa e sobre o andamento do plano de recuperação.

Finalmente, caso haja descumprimento do plano, será o administrador judicial que pedirá a falência do devedor.

__________

*Fernando Soares Júnior é sócio do escritório Fernando Soares Jr. e Krähenbühl Advogados.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

A doação em vida não resolve o problema: O aumento do ITCMD na reforma tributária

15/8/2024

ITCMD: Postergar planejamento sucessório pode sair caro por causa da reforma tributária

15/8/2024

Quando o advogado deve dizer “não”?

15/8/2024

Por que as buscas e apreensões extrajudiciais ainda não saíram do papel?

14/8/2024

Invalidade da cláusula non cedendo em face da Lei das Duplicatas

16/8/2024