Migalhas de Peso

A importância do planejamento de TI para 2018

A seguir, vamos entender melhor como esses três pilares: suporte técnico, infraestrutura e a Nuvem, podem interferir positivamente em sua empresa e lhe garantir uma competitividade muito maior no mercado.

3/5/2018

É hora de analisar se o seu formato de TI atende suas expectativas e necessidades do seu negócio, sendo capaz de sustentar o crescimento e segurança previstos.

A sua estrutura de TI deve possuir um suporte técnico especializado e uma infraestrutura que proteja as informações que circulam na empresa, agregando valor ao negócio, contando com as vantagens dos serviços da nuvem ideais para o momento de sua companhia, fornecendo a estabilidade necessária para focar apenas no essencial, que é o desenvolvimento saudável de seu negócio e, consequentemente, proporcionar mais agilidade e eficiência ao trabalho de seus colaboradores. A necessidade de possuir um corpo técnico qualificado administrando a TI de sua empresa, engloba também um dos assuntos que mais se discute nos últimos tempos: cibersegurança! Quanto vale a sua informação? As ameaças virtuais virão ainda mais perigosas, garantem os especialistas. Portanto, é imprescindível que os seus dados estejam devidamente protegidos e monitorados por profissionais capacitados para esses tipos de demandas.

A seguir, vamos entender melhor como esses três pilares: suporte técnico, infraestrutura e a Nuvem, podem interferir positivamente em sua empresa e lhe garantir uma competitividade muito maior no mercado. Confira:

A importância de um bom planejamento de TI para 2018

Planejar novas estratégias de soluções tecnológicas lhe garantirá que suas novas metas e ações estejam direcionadas e alinhadas aos objetivos de crescimento de sua empresa. Um plano eficaz deve conter uma análise aprofundada de toda sua estrutura de TI e ser comparado aos benefícios promovidos por esses recursos tecnológicos. Tendo em mãos esse diagnóstico, é possível desenvolver um novo projeto que realmente esteja de acordo com as suas necessidades pontuais. Tome nota destes cinco pontos que serão essências para o planejamento de TI para 2018:

· Avaliação externa com as principais tendências tecnológicas do mercado;

· Histórico de realizações;

· Gráficos da Maturidade da sua TI;

· Estratégia de TI;

· Projeção de Investimento.

Suporte técnico

Para mudar seu tipo de suporte técnico, existem 3 variáveis que devem ser levadas em conta: qualidade do serviço, custo e ambição de crescimento futuro. A primeira é a que comumente faz com que o consumidor busque novos fornecedores. No início, empresas empreendedoras não costumam ter um budget avantajado para investir nesse serviço, que acaba precisando desenvolver-se de forma congruente com a expansão da companhia como um todo, acompanhando os movimentos para ser apta a responder aos funcionários/administradores com eficiência e rapidez. Com o passar do tempo, proporcionalmente ao estabelecimento da companhia no mercado, sua ramificação e fixação depende de um bom suporte técnico.

Uma das opções que está se mostrando prática e eficaz é a terceirização dessas operações para empresas especializadas. O investimento relativo compensa os gastos e perdas de uma operação "caseira", com profissionais que moldam e revisam seus sistemas, com relatórios e análises de especialistas, em prol de uma solidificação do seu negócio.

Infraestrutura

Quando falamos em infraestrutura de TI, diversos pontos estratégicos e logísticos devem ser levados em conta, como a montagem da rede na própria empresa, a localização de seus servidores e o monitoramento das informações por eles permeadas. A complexidade de saber qual dado é relevante dentro do seu sistema, sem contar as instalações físicas do espaço de armazenamento, roubam uma energia preciosa dos responsáveis por essa tarefa dentro da própria companhia.

A solução, como no suporte técnico, é a terceirização dessa responsabilidade para uma empresa especialista. Assim, o seu foco torna-se o que sempre deveria ser, o desenvolvimento saudável de sua empresa.

Cloud computing

A famigerada Nuvem é utilizada cada vez mais no ambiente corporativo. A integração entre os arquivos e dados, externalizando o armazenamento desse conteúdo em ambientes seguros e de fácil acesso multiplataforma, faz com que ela seja a maneira ideal de se ter um rendimento eficiente em acessibilidade, segurança e mobilidade. Isso significa, muito mais fluidez e agilidade nas informações, pois os dados ficam salvos em servidores à distância, e podem ser acessados via internet, a partir de um login e senha.

Há também uma significativa redução de gastos com manutenção, pois não se tem necessidade de manter HDs fixos, aumentando a verba para outras prioridades da empresa e, consequentemente, melhorando o desempenho da rede. Os backups dos seus materiais na Nuvem são sincronizados entre os aparelhos conectados, aumentando ainda mais a segurança. Gastos com licenças e renovação anuais de software, mão de obra e energia elétrica também são reduzidos. A migração para a nuvem nos tempos atuais é um movimento quase inevitável, com a abstenção/atraso podendo custar caro à sua empresa.

A Penso Tecnologia é uma empresa de serviços de TI que engloba essas três áreas vitais dos sistemas tecnológicos operacionais, sendo capaz de possibilitar que seus clientes utilizem esses recursos a favor de seus negócios. Para conhecer mais a Penso, suas estratégias e soluções, e começar a trabalhar no planejamento de TI para 2018, acesse o nosso site: https://www.penso.com.br

_________________

*Thiago Meyrelles é responsável pelo departamento de Marketing da Penso Tecnologia.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

Após decisão do STJ, saiba como fica o ressarcimento dos juros de obra por parte da CEF

2/1/2025

Embargos de declaração: O erro da falta de indicação de vício

3/1/2025

Tim Maia: Marca e Direito de Autor

2/1/2025

Alterações no BPC: um alerta para a necessidade de equilíbrio entre eficiência administrativa e proteção social

2/1/2025

Como minimizar os custos de arrecadação do IBS

2/1/2025