Migalhas de Peso

Como contratar e justificar o investimento em terceirização de TI?

Nem sempre contratar e justificar o investimento em soluções tecnológicas é algo fácil, tendo em vista que existem ainda muitas dúvidas sobre essa modalidade de serviço.

19/9/2017

Não é de hoje que muitas empresas optam pela terceirização de TI. Não somente para reduzir custos, mas também para tornar o serviço ainda mais rentável. No entanto, nem sempre contratar e justificar o investimento em soluções tecnológicas é algo fácil, tendo em vista que existem ainda muitas dúvidas sobre essa modalidade de serviço. Entenda como contratar e se certificar de que a terceirização de TI é o melhor investimento para o seu negócio.

 

Entenda o que é o investimento em terceirização de TI

 

Antes de saber como contratar e justificar qualquer tipo de investimento para a sua empresa, é preciso entender a forma como isso afetará o seu negócio. Em relação a terceirização de TI, podemos notar que é algo cada vez mais frequente na rotina das empresas. Para justificar essa grande demanda, temos dois fatores fundamentais. Um meio de se adaptar à mudança da economia do País e um reflexo do que acontece nos recursos tecnológicos.

 

Sendo assim, as organizações, para fazer um trabalho cada vez mais eficiente, investem na flexibilidade e entendem que com a terceirização de TI, é possível engrandecer cada vez mais a sua produtividade.

 

Garanta que a terceirização de TI é um investimento para a sua empresa

 

Para tomar uma decisão de negócios qualificada e efetiva sobre a terceirização do departamento de TI da sua organização, é preciso analisar bem. Em particular, é necessário conhecer as diversas realidades da transformação digital e como isso está mudando a realidade de negócios em setores de diversos tipos.

 

Logo, faça uma análise minuciosa sobre o patamar que a sua empresa está e aonde ela quer chegar. Ela acompanha o ritmo frenético das mudanças tecnológicas? Os profissionais inseridos na área dispõem de tempo para descobrir soluções cada vez melhores? Contratar uma área de especialistas capacitados e competentes em TI é uma realidade possível para o seu negócio?

 

Se a resposta para essas perguntas for "não", já está na hora de considerar que a terceirização de TI é o melhor investimento para a sua empresa.

Contrate e justifique a terceirização de TI da maneira mais competente

 

Apesar dos inúmeros benefícios que a terceirização de TI proporciona ao negócio, o momento de contratação exige justificativas claras e concisas a fim de evitar transtornos futuros no departamento financeiro.

 

Por isso, o primeiro passo é apresentar a redução de custos. Considerando os custos que uma equipe de gerentes especialistas gera, a terceirização de TI é uma maneira de reduzir gastos. Já que a contratação, pagamentos e encargos ficam sob a responsabilidade da empresa contratada. Logo, o cliente preocupa-se somente com a execução do serviço e a forma como funcionará o trabalho da equipe.

 

Além da redução de custos e preocupações com folhas de pagamento, período de experiência e assinatura na carteira de trabalho, a contratação da terceirização de TI também pode ser justificada com base no retorno do investimento realizado no longo prazo. Destacamos que um dos papéis que a terceirização apresenta é avaliar o desempenho e consumo dos equipamentos com o propósito de sugerir melhorias e aquisições. Dessa forma, ajudam a empresa a economizar no consumo e aumentar a produtividade.

 

É importante frisar também que a terceirização de TI permite que a empresa contrate somente o que for necessário. Se precisar apenas atualizar softwares, por exemplo, pode ser contratado somente este serviço. É uma maneira muito mais econômica e valoriza os cofres da organização.

 

Agora que você já sabe como contratar e justificar o investimento em terceirização de TI, entre em contato com a Penso, parceira tecnológica de empresas dos mais diversos portes e segmentos, e escolha a solução mais adequada para o seu negócio!

_________________

*Thiago Meyrelles é responsável pelo departamento de marketing da Penso Tecnologia.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

Após decisão do STJ, saiba como fica o ressarcimento dos juros de obra por parte da CEF

2/1/2025

Embargos de declaração: O erro da falta de indicação de vício

3/1/2025

Tim Maia: Marca e Direito de Autor

2/1/2025

Alterações no BPC: um alerta para a necessidade de equilíbrio entre eficiência administrativa e proteção social

2/1/2025

Como minimizar os custos de arrecadação do IBS

2/1/2025