A computação em nuvem (cloud computing) não é uma novidade na advocacia, mas sua utilização tem se tornado uma tendência na maioria das bancas brasileiras. Escritórios dos mais variados portes adotam essa solução para melhorar os procedimentos internos e a comunicação entre a equipe e os clientes. Com a implementação do processo digital, a tecnologia passou a fazer parte da realidade da Justiça, o que torna ainda mais indispensável aos escritórios de advocacia adotarem esse tipo de ferramenta para acompanharem esse novo cenário.
Ao investir em um software jurídico que opera na nuvem, como o SAJ ADV, os profissionais precisam apenas de um navegador conectado à internet para gerenciar os dados e informações, assim como para realizar o acompanhamento dos atendimentos, atividades, processos e finanças do escritório. A solução software como serviço (SaaS) representa um baixo custo em infraestrutura tecnológica. Na contratação do serviço, a empresa fornecedora se responsabiliza por toda a estrutura necessária, como servidores, cuidados com a segurança da informação e disponibilização de profissionais familiarizados com a tecnologia para orientar a equipe a como utilizar o sistema da forma mais eficiente.
Vantagens de armazenar os dados do escritório na nuvem
Uma das grandes vantagens em contratar um software jurídico que opera na nuvem é a possibilidade de armazenar uma grande quantidade de dados em um único sistema. Com isso, o escritório consegue garantir a segurança das informações. Mas é importante contratar um software jurídico, com forte controle de acesso e que promova backups constantes do banco de dados do escritório. Dessa forma, é possível armazenar e gerenciar todas as informações de maneira precisa.
Outro ponto que evidencia a importância de adotar um software jurídico na nuvem é a viabilidade de os profissionais acessarem remotamente documentos e dados armazenados no sistema por meio de dispositivos móveis conectados à internet, como smartphones e tablets. Diante da rotina de um advogado, é imprescindível contar com um software jurídico que o auxilia em todas as suas atividades, mesmo estando fora do escritório.
Além disso, ao armazenar os dados utilizando um software jurídico na nuvem, o gestor passa a ter mais controle das informações de todos os setores do escritório de advocacia em apenas alguns cliques. A computação em nuvem também facilita o acompanhamento das atividades e a execução dos procedimentos de gestão de escritórios, que passam a ser realizados com mais agilidade e eficiência.
Isso porque com os dados e informações reunidos em uma única plataforma, o escritório consegue criar um banco de dados interconectado com todas as áreas da banca, facilitando o armazenamento e coleta de informações. Com o banco de dados automatizado, os colaboradores passam a acessar as informações necessárias muito mais rápido e de qualquer lugar.
Benefícios de incluir na rotina do seu escritório de advocacia um software jurídico que opera na nuvem
A facilidade para a implementação do software jurídico SAJ ADV é um diferencial que a solução oferece aos escritórios de advocacia. Na contratação do sistema, a Softplan disponibiliza uma equipe de profissionais para auxiliar os advogados a incluírem o sistema em sua rotina de trabalho, mostrando os benefícios e ganhos do uso na prática. As primeiras ações são desempenhadas pela equipe de Implementation Success e acontecem logo após a contratação do sistema.
Listamos a seguir outros benefícios de incluir na rotina do seu escritório de advocacia um software jurídico que opera na nuvem:
Economia de espaço físico e redução com custos em materiais de escritório
Por conta de os documentos do escritório estarem digitalizados e armazenados em um software que opera na nuvem, os profissionais podem criar e editar documentos online. Um dos maiores benefícios dessa prática é a redução do espaço utilizado para guardar essas informações em pastas físicas. Além disso, pelo fato de operar na nuvem, não é necessário investimento em servidores e profissionais especializados.
Assim, apesar de ter uma sede física, as atividades do escritório passam a ser realizadas de forma virtual. Após a contratação do software jurídico SAJ ADV, o escritório Camargo Penteado, de São Paulo (SP), digitalizou todos os processos do escritório e os incluiu no sistema. Dessa forma conseguiu eliminar a sala de arquivos físicos para ficar com apenas dois gaveteiros.
Unificação e integração das informações de diferentes áreas do escritório
Um software jurídico na nuvem, como o SAJ ADV, possui diferentes módulos para que os gestores e profissionais consigam gerenciar e ter um controle maior das finanças, atendimentos, processos e atividades realizadas pelo escritório a seus clientes e parceiros estratégicos. Com as informações disponíveis em formato digital, a gestão da banca passa a se tornar integrada, tanto entre os próprios profissionais, como também deles com os clientes. Isso torna possível o compartilhamento de arquivos e informações processuais com mais agilidade e eficiência.
Aumento da produtividade
A falta de padronização dos procedimentos internos e a desorganização das informações impacta diretamente na produtividade dos profissionais. Geralmente, os escritórios que ainda não utilizam o software jurídico em sua totalidade, fazendo o controle manual de muitas atividades, acabam perdendo prazos importantes e deixam de atuar de forma mais estratégica e profissional.
O SAJ ADV permite o acompanhamento de todas as etapas da tramitação do processo, possibilita o gerenciamento do contencioso judicial ou extrajudicial de um escritório de advocacia. O sistema ainda funciona como um Google interno, pois o conteúdo é indexado e as informações disponíveis em poucos cliques. Dessa forma, o advogado consegue realizar com mais facilidade o acompanhamento de prazos, sendo notificado sobre cada tarefa pendente.
Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre gestão de escritório de advocacia? Faça seu cadastro e receba os materiais exclusivos do SAJ ADV diretamente em seu email.
___________________