Migalhas de Peso

Você cuida do orçamento de sua TI?

Para que os investimentos sejam corretos, o orçamento de sua TI deve ser planejado estrategicamente.

31/1/2017

Não faz muito tempo que o papel do setor de TI nas empresas se transformou completamente. Se antes a área era relacionada apenas as questões técnicas, desde as mais banais, como um mouse que não funciona, até as mais complexas, como a administração completa de uma rede, hoje possui grande importância.

A TI deve estar integrada e funcionando de modo sinérgico com todas as áreas de uma empresa. Atualmente, o mais adequado é ter um setor que possa ser identificado como o de Tecnologia dos Negócios. Assim, os profissionais poderão pensar o trabalho da TI de modo que ele sustente e facilite o crescimento das empresas.

A importância de um gestor com olhar para os negócios na TI

Junto com essa mudança, a figura do CIO (Chief Information Officer), ganhou uma posição de protagonismo nas organizações. Ele deve ser uma ponte entre a tecnologia e o negócio, por meio da inovação e do aumento de competividade. Infelizmente essa é uma função que, normalmente, precisa ser executada com um orçamento apertado. Portanto, é preciso ser eficiente e criativo na gestão desses custos. Para que os investimentos sejam corretos, o orçamento de sua TI deve ser planejado estrategicamente.

Dicas para fazer um bom orçamento de sua TI

Infelizmente, são poucas as empresas que alcançam bons resultados ao orçarem os custos de tecnologia. A complexidade da função e a pressa por resultados são fatores que normalmente atropelam o cuidado necessário desta etapa, sobretudo no momento do planejamento. Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a pensar no orçamento da sua TI de modo prático e objetivo. Confira:

• Monte uma estratégia de renovação dos dispositivos e um inventário de hardware e software sempre atualizado. Isso é facilitado por uma documentação de TI – um dos principais passos no planejamento do setor – levada a sério;

• Pense estrategicamente na montagem de sua equipe. Nem sempre contratar um alto número de profissionais resolverá seus problemas. Terceirizar as ações do setor, com um parceiro que saiba priorizar as atividades e gerir projetos de forma eficiente irá impactar positivamente seu orçamento;

Monitore constantemente seus servidores, serviços, licenças e contratos de software. Além de evitar problemas legais, isso previne surpresas ruins no dia a dia e impacta diretamente no orçamento de sua TI, pela via da produtividade.

Para saber mais sobre o planejamento, documentação e terceirização, que vão favorecer o orçamento de sua TI, visite o site da Penso Tecnologia.

___________

*Thiago Meyrelles é responsável pelo departamento de Marketing da Penso Tecnologia.


Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

ITBI na integralização de bens imóveis e sua importância para o planejamento patrimonial

19/11/2024

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

19/11/2024

Estabilidade dos servidores públicos: O que é e vai ou não acabar?

19/11/2024

O SCR - Sistema de Informações de Crédito e a negativação: Diferenciações fundamentais e repercussões no âmbito judicial

20/11/2024

Quais cuidados devo observar ao comprar um negócio?

19/11/2024