E agora está com tanto frio na barriga que parece ter engolido um pinguim inteiro, congelado. Pois é meu caro e oprimido estudante, sua hora está chegando e cada minuto que você puder direcionar para sua preparação é elementar. Por isso, serei breve e essencial, pois sua escolha para a segunda fase do XVII Exame de Ordem já foi feita e não há nada que eu possa fazer no sentido de dissuadi-lo a trocar de matéria, optando, quem sabe, por uma de resultado menos sofrido. Sim, elas existem.
Então veja o que posso fazer para lhe ajudar: sugestões para que seu domingo 13 seja um passeio, considerando os 4 dias que restam até a prova.
1.Leia o Anexo III do Edital, evitando contra tempos na hora da prova. Se preferir, faço menção ao artigo do amigo Dellore, publicado há um ano, veja aqui.
2.Não é hora de ter razão, mas sim de dizer o que a banca lhe pede. Como exemplo, a primeira questão discursiva do XVI Exame de Ordem, Prova de Direito Civil, quase pedia para que o candidato repetisse seus argumentos nas duas alternativas. Mas, se é isso que a banca pede, faça sem questionar.
3.É inimaginável o número de inscritos que ainda vemos no pós prova, desesperados com o fato de terem assinado a peça processual. Por favor incauto!!!! Além disso, cuidado com os endereçamentos específicos demais que, de algum modo, fogem de um modelo abstrato de cabeçalho de peça, identificando-a.
4.O edital estipula limites de linhas para a peça processual e para cada uma das questões discursivas: os excessos não serão analisados, ou seja, nem precisa completar sua questão, pois a perda será dupla, já que gastou tempo para escrever o que não será considerado.
a.Limite para a peça prático processual: 150 linhas
b.Limite para as questões discursivas: 30 linhas para cada
5.A ordem de apresentação das questões no caderno de respostas deve seguir a ordem da prova: primeiro a peça e em seguida as questões discursivas.
6.Para o melhor posicionamento diante das questões discursivas, sugiro que essa semana pegue o Código que será usado na prova e marque o nome dos Capítulos. Isso contribuirá com sua visão geográfica da matéria, pois pode resolver a conexão de elementos importantes que andam soltos em sua memória e, principalmente, lhe ajudarão a localizar os macro temas com mais celeridade na hora da prova.
7.Por fim, pegue como exemplo o tempo de confinamento da primeira fase e o analise, de modo a ter os melhores resultados fisiológicos possíveis, tais como fome, sede e sono, fazendo de tudo para que nada lhe tire atenção.
No mais, estou certo que sua ansiedade o tem condicionado a estudar e treinar tudo o que pode ser otimizado até a prova. Sucesso!!
___________
*Leonardo Pereira é diretor acadêmico do IOB Concursos.