Migalhas de Peso

O futuro do Direito

O limite da transformação da área Jurídica, só a tecnologia dirá. E ela irá de uma simples pesquisa em bases de dados, até o uso de tecnologias de realidade virtual.

30/1/2015

As discussões sobre o porvir da profissão legal envolvem vários fatores. Várias técnicas surgiram nos últimos anos, que estão transformando a maneira a qual os advogados e demais operadores do Direito trabalham.

Algumas dessas questões, inclusive a intensificação do uso da informática pelos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos, são apresentadas na obra The End of Lawyers: rethinking the nature of legal services, de Richard Susskind. Embora apenas disponível nos Estados Unidos, e com uma análise mais específica da realidade jurídica desse país, muitos dos temas tratados correspondem ao Brasil - a evolução do mercado legal, tendências tecnológicas, o futuro dos advogados "in-house" e o acesso à Justiça.

Da parte de especialidade da Kurier, a tecnologia ligada ao Direito, podemos dizer que há anos se vê que ela estará cada vez mais presente. Não só a implantação do PJe mostra essa tendência, mas também o fato de os escritórios e departamentos jurídicos não conseguirem mais trabalhar sem eficientes sistemas de recuperação de informações.

O limite da transformação da área Jurídica, só a tecnologia dirá. E ela irá de uma simples pesquisa em bases de dados, até o uso de tecnologias de realidade virtual. Ela transformará a redação de peças - como já faz o Kurier Docs, resgatando informações de bases de dados -, e ao final, todo o modo que um processo é conduzido.

______________

*Leandro Rodriguez Torres é diretor de Pesquisa & Desenvolvimento da Kurier Tecnologia.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

Tema 1348 do STF: Imunidade do ITBI nas holdings e seus impactos

4/11/2024

Direito ao distrato em casos de atraso na obra: O que diz a lei

4/11/2024

Seria o vínculo trabalhista a única forma de proteção social?

4/11/2024

Os contratos de distribuição e seus aspectos jurídicos em mercados regulados: O setor farmacêutico

4/11/2024

Por um jogo mais responsável

4/11/2024