Porandubas Políticas

Porandubas nº 62

19/7/2006


SEGUNDO TURNO

As previsões extrapolam o circuito de formação de opinião : o segundo turno está em marcha. Lula e Geraldo baterão o martelo apenas na segunda rodada. Lula tem a vantagem do favoritismo e a desvantagem de representar o perfil do "velho", do "batido". Geraldo tem a vantagem de representar o "novo" (pelo fato de ser menos conhecido) e a desvantagem do tempo para se consolidar a imagem.

EXCESSO DE OTIMISMO

Ao contrário do que se pode imaginar, a preocupação nos arraiais tucanos não é com o pessimismo ante a possibilidade de Lula ganhar já no primeiro turno. A preocupação é com o extraordinário crescimento de Geraldo nas pesquisas. Hoje, sua margem de intenção de votos está em 32%, 10 pontos percentuais abaixo de Lula. O comando teme crescimento tão rápido. Esperava-se que o candidato chegasse aos 35% apenas no dia 25 de agosto. Poderá chegar aos 40% nessa data. O ideal, para os tucanos, é que Geraldo fosse para o segundo turno numa posição um pouco inferior a de Lula, numa tendência de crescimento constante. Uma paradinha poderia dar idéia de que bateu no teto.

SUL SECO E ÁCIDO

O Sul do país, a partir do Rio Grande do Sul, passa por uma grande seca. A falta de chuvas se junta à falta de recursos do governo para o setor agrícola. Lula já perde por quase 15 pontos percentuais no RS. E a tendência é a de aumentar a diferença de Geraldo também em SC e no Paraná. Por isso, o comando petista decidiu investir pesado na região, alterando a agenda de Lula.

SUDESTE, TESTE DE FOGO

O Sudeste, a partir de São Paulo, será o teste de fogo para os dois candidatos. São Paulo tem quase 28 milhões de votos. Lula precisa tirar a diferença de Geraldo no Estado. Os petistas apostam no desgaste do tucano com a crise da segurança pública. Pesquisas mostram que tanto a população reparte a culpa entre os governos estadual e federal. Se José Serra mantiver o alto índice – 54% – a margem de Alckmin poderá aumentar. O tempo em São Paulo permanece ainda muito nublado.

TEMER E GERALDO

Michel Temer, presidente do PMDB, está levando 12 diretórios do partido para a seara tucana. Fechando dobradinhas a torto e direito em sua campanha para deputado federal, Michel é um dos que acreditam no segundo turno da campanha presidencial.

CARTILHA DO "NÃO"

O PT fez uma cartilha com 10 mandamentos para orientação da campanha de Lula. O "não" está presente em todos eles : não dar entrevistas, não participar de debates, não fazer campanha em colégios eleitorais pequenos, não freqüentar comitês do partido, não se envolver com temas polêmicos e por aí afora....

A VITÓRIA DOS GRANDES PARTIDOS

O pleito de outubro será ganho pelos grandes partidos, independentemente dos resultados a serem alcançados por eles. PMDB deverá fazer a maior bancada, seguido do PSDB, PFL e PT. A dúvida é sobre o PT : conseguirá fazer 60 deputados dos mais de 90 que elegeu em 2002 ? E por que todos eles ganharão ? Porque a cláusula de barreira jogará em seus espaços as siglas que não obtiverem 5% dos votos para a Câmara Federal e 2% em, pelo menos, 9 Estados. Estão na marca do pênalti entre outros : PTB, PP, PDT, PL, PC do B e PSOL, afora os nanicos PCO, PSC, PTN e outros ajuntamentos de letras. Além dos quatro grandes, mais três, no máximo quatro, deverão passar no teste. Se não passarem, contrairão matrimônio com os grandes.

AÉCIO COMEÇA A SAIR DO MURO

O folgado governador de Minas Gerais, Aécio Neves, começa a pular do muro depois das férias na Europa. Viu que o correligionário Geraldo tem condições de ir ao segundo turno. E não quer ser o italiano da vez a receber cabeçada – melhor dizendo – bicadas de tucanos de porte grande.

CASAMENTO EXTRAVAGANTE

No Maranhão, terra de José Sarney, a filha candidata ao governo, Roseana (PFL) começa a campanha com faixas nas ruas apoiando Lula para presidente. É o casamento mais extravagante da campanha.

TASSO TAMBÉM DECIDIU APOSTAR

Tasso Jereissatti, depois de um início duvidoso, entra na campanha pra valer. Quer demonstrar que o presidente de todos os tucanos manda na floresta cearense. Vai correr todo o Estado para tirar a diferença de Lula e dar uma resposta ao seu correligionário tucano Lúcio Alcântara, que (pasmem) também incentiva uma chapa com Lula : a chapa LULU.

MERCADANTE E QUÉRCIA

Orestes Quércia garante que sua candidatura tira votos de José Serra em São Paulo e não de Aloizio Mercadante. Pode ser. Mas, na reta final, caso o eleitorado perceba uma polarização entre Serra e Mercadante, o eleitor de Quércia tende a embarcar mais na canoa tucana do que no barco petista. A conferir.

UM PETISTA DE DIÁLOGO

Um exemplo de petista com visão aberta e moderna : o delegado do Trabalho em São Paulo, Márcio Chaves Pires. Ouve setores produtivos, faz observações adequadas sobre questões polêmicas, abre amplos espaços de diálogo. Trata-se de um quadro dos mais competentes nas fileiras do PT. Tem futuro.

HELOÍSA HELENA APLAUDIDA

Por onde circula, a senadora Heloísa Helena é festejada. O desafio : transformar aplausos em votos. Se chegar aos 12%, será consagrada. Deixará forte marca. É uma guerreira admirável.

QUE CAMPANHA FARÁ BRUNO ?

Bruno Maranhão, o líder do MSLT, movimento que invadiu e quebrou as dependências da Câmara dos Deputados, foi solto. O PT está fazendo uma blindagem para o homem desaparecer do cenário eleitoral. Não quer vê-lo no palanque de Lula. A propósito, Lula vai aparecer em alguma foto com mensaleiro de qualquer partido ?

100 SANGUESSUGAS

A lista logo, logo, aparecerá. Dizem que os sanguessugas (veja nota abaixo) podem chegar a 100 parlamentares. Os nomes divulgados encontrarão dificuldades para receber o voto, principalmente em espaços mais conscientes.

OS OU AS ?

A propósito, o certo é dizer a CPI das Sanguessugas, como diz a TV Globo, ou a CPI dos Sanguessugas como escrevem jornais e revistas? O dicionário recomenda : as sanguessugas. Quem entra nessa disputa, pode perder algumas gotas de sangue, melhor dizendo, de tempo.

CUT E UNE PEDINDO VOTOS

A CUT e a UNE vão pedir votos para Lula. Pelo andar da carruagem, não conseguirão ir além dos espaços corporativos que detêm. Sua imagem não é das melhores. Perderam o brilho do passado. Ninguém mais disCUTe a CUT e a UNE só desUNE.

____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Colunista

Gaudêncio Torquato jornalista, consultor de marketing institucional e político, consultor de comunicação organizacional, doutor, livre-docente e professor titular da Universidade de São Paulo e diretor-presidente da GT Marketing e Comunicação.