Francisco Petros*
A "estratégia" e a face do governo
1) A meta de inflação do ano que vem (5,1%) é extremamente apertada em função (a) da elevação projetada das tarifas públicas e/ou dos preços administrados pelo governo (energia, combustíveis, telecomunicações) e (b) da trajetória dos "preços livres" do setor privado que são afetados para cima pela maior demanda agregada e pelos impactos de custo da alta dos preços das commodities (Petróleo, produtos siderúrgicos, minérios ferrosos, etc.);
2) A conjuntura internacional, apesar de incerta no que tange aos fundamentos, especialmente em relação ao déficit público e externo dos EUA, persiste favorável e as recentes valorizações das principais moedas internacionais (euro, iene, libra) perante o dólar norte-americano favorecem a valorização do real, pois a nossa economia é mais atrelada ao dólar norte-americano. Há inclusive a possibilidade de que o Brasil faça emissões externas em reais, assim como ocorreu no caso de um banco brasileiro e da Coréia do Sul que fez uma emissão em wons, a moeda nacional do país;
3) Esta valorização do real possibilita que se obtenha dois resultados no curto prazo que são bastante "interessantes" para a autoridade monetária (BC). A primeira é reduzir o impacto da elevação dos preços externos pelo "canal do câmbio", principalmente no caso dos preços industriais. O segundo é que com o barateamento das importações aumenta-se a disponibilidade de bens importados na economia, acirra-se a concorrência e se evita as pressões advindas da baixa capacidade ociosa da economia (ao redor de 17% da capacidade nominal instalada);
4) Considerando-se o conjunto dos aspectos relatados nos itens acima, o BC pode controlar com mais segurança (a) a expectativa do “mercado” de uma taxa de inflação crescente, (b) reduz-se a atividade econômica (via alta dos juros básicos) e (c) mantém-se a economia em “equilíbrio” com uma atividade econômica menor e uma inflação baixa apesar de continuar extremamente difícil que a meta de inflação do ano que vem seja cumprida, mesmo que esta "estratégia" seja vitoriosa.
Há que se observar que esta "estratégia" econômica pode dar bons resultados no que tange aos objetivos de curto prazo do governo, especialmente no que se refere ao cumprimento da meta de inflação. Entretanto, pode-se notar no texto acima que este modelo de administração da macroeconomia não constrói nenhuma "ponte" segura para um crescimento sustentado no médio prazo. Os investimentos persistem baixos, as reformas estruturais - especialmente a tributária - estão atoladas no Congresso Nacional e as eleições de 2006 começam a ser discutidas abertamente o quê pode causar ainda mais paralisia na atividade legislativa ao longo do ano que vem. São constatações inequívocas. Nada têm de ideológicas. Há ainda o fato de que os fundamentos externos não estão claros e uma reviravolta na atual conjuntura pode desmontar esta "estratégia".
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* Economista e pós-graduado em Finanças. Foi Vice-Presidente e Presidente (1999-2002) da APIMEC – Associação Brasileira dos Analistas e Profissionais do Mercado de Capitais (São Paulo).
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