Marketing Jurídico

10 dicas sobre marketing

Presidente da Comissão Nacional de Marketing Jurídico Alexandre Motta traz o membro Alexandre Giorgio para dar 10 dicas sobre marketing.

7/10/2022

Amigos da coluna Marketing Jurídico, seguindo nossa temporada de compartilhar o conhecimento dos membros da Comissão Nacional de Marketing Jurídico da ABA (Associação Brasileira de Advogados) da qual orgulhosamente sou presidente, hoje peço dez dicas importantes para meu amigo e membro da comissão Alexandre Giorgio.

Coluna Marketing Jurídico: Penso que seria interessante você, ao invés de responder 3 perguntas como sempre fazemos, dar 10 dicas gerais de marketing, que é seu forte. Quais são elas?

Alexandre Giorgio:

1º - Serviços advocatícios são contratados principalmente com base em confiança. Confiança se constrói com relacionamento e não com publicidade.

2º - Guarde pelo menos um dia da semana para frequentar organizações - sindicato, Câmaras de Comércio, Associações etc., que tenham a ver com seus públicos de interesse.

3º - Frequentar OAB’s, associações e outros agregadores de advogados é bom, mas não fique só nisso, vá em lugares em que podem ter clientes potenciais.

4º - Não pare de produzir conteúdo.

5º - Se você escolheu atender um mercado específico, pesquise todas as associações ligadas a esse mercado e considere participar de seus meios de comunicação.

6º - Pesquise e conheça todos os meios de comunicação das associações, câmaras de comércio etc. ligadas aos mercados em que você mais atua.

7º - Guarde um dia da semana para entrar em contato, mesmo que telefônico, com seus clientes ativos, mesmo que não tenha havido andamentos em seus processos.

8º - Guarde ao menos dois dias por mês para reunir o time de seu escritório para ouvir e debater suas ideias de possibilidades de abertura de mercados (novos produtos possíveis) e suas ideias sobre prospecção de mercados.

9º - Crie grupos de estudo com seus times. Deixe cada advogado liderar uma comissão específica e no dia da reunião incentive os membros a pensarem produtos possíveis referentes a cada tema.

10º - Lembre que a respostas aos problemas de seu escritório já está dentro dele. Crie oportunidades para que todos fiquem à vontade para expor suas ideias.

E aí está a contribuição de nosso amigo Alexandre Giorgio. Quer conhecer um pouquinho mais sobre a carreira dele? Acesse um destes links:

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A coluna Marketing Jurídico seguirá dessa maneira, apresentando a opinião e dicas pontuais de nossos membros da Comissão Nacional de Marketing Jurídico. Porém não fique chateado pois essa configuração é só por um curto período e em breve volto ao nosso formato tradicional, respondendo as perguntas dos nossos seguidores, ávidos e curiosos sobre marketing real.

Espero ter ajudado.

Confira toda sexta-feira a coluna "Marketing Jurídico" e envie suas dúvidas sobre marketing jurídico, gestão de escritórios, cotidiano dos advogados empreendedores ou dúvidas gerais sobre o dia a dia jurídico por e-mail (com o título Coluna Marketing Jurídico) que terei um grande prazer em ajudar.

Bom crescimento!

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Colunista

Alexandre Motta é consultor e sócio diretor do Grupo Inrise. Com formação e pós-graduação em marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), atuou durante cinco anos em escritório jurídico como responsável pela área de desenvolvimento de negócios e comunicação com clientes. É palestrante oficializado pela OAB (tendo recebido inclusive a Medalha do Mérito Jurídico), escreve artigos de relevância para o mercado atual e é autor dos livros "Marketing Jurídico - Os Dois Lados da Moeda", "O Guia Definitivo do Marketing Jurídico" e "O Novo Marketing Jurídico". Apresenta também o programa de entrevistas Conversa Legal, focado na interatividade dos profissionais do setor jurídico. Desde 2002 mantém, através de sua consultoria, uma clientela de inúmeros escritórios jurídicos sob sua responsabilidade de atuação e crescimento em marketing ético.