Marketing Jurídico

Metaverso e Growth Hacking

Na coluna de hoje, o presidente da Comissão Nacional de Marketing Jurídico Alexandre Motta traz o membro Wilson Roberto para falar sobre Metaverso e Growth Hacking.

16/9/2022

Amigos da coluna Marketing Jurídico, seguindo nossa temporada de compartilhar o conhecimento dos membros da Comissão Nacional de Marketing Jurídico da ABA (Associação Brasileira de Advogados) da qual orgulhosamente sou presidente, hoje trago duas perguntas importantes para meu amigo e membro da comissão Wilson Roberto.

Coluna Marketing Jurídico: O futuro já e hoje na advocacia. Com isso em mente, pergunto: advogados já devem se preparar para o Metaverso?

Wilson Roberto: Com certeza. Para você ter ideia, já em 2021, em Nova Jersey (EUA), o escritório de advocacia Grungo Colarulo inaugurou sua sede no universo virtual. O escritório metaverso de Grungo Colarulo se encontra localizado em Decentraland, uma plataforma de realidade virtual 3D. Segundo um dos sócios do escritório de advocacia, a iniciativa veio com a própria demanda dos clientes - eles não querem apenas mais uma reunião por videoconferência (muito utilizado na pandemia da Covid-19); querem algo a mais.

Coluna Marketing Jurídico: O que é Growth Hacking na advocacia?

Wilson Roberto: Legal Growth Hacking é um termo que passou a ser usado recentemente por alguns profissionais. Resumidamente, trata-se da implementação do "growth hacking" no mundo jurídico, envolvendo marketing, técnicas de gestão, engenharia e tecnologia da informação. Pode ser dito que essa é uma estratégia que foi criada pelo Sean Ellis, fundador do Dropbox, e funciona com base na criação de hipóteses e experimentos com o fito de aumentar o crescimento de uma empresa.Esse método tem sido usado por startups e combina estratégias de marketing, engenharia e tecnologia da informação.

E aí está a contribuição de nosso amigo Wilson Roberto. Quer conhecer um pouquinho mais sobre a carreira dele? Acesse um destes links:

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A coluna Marketing Jurídico seguirá dessa maneira, apresentando a opinião e dicas pontuais de nossos membros da Comissão Nacional de Marketing Jurídico. Porém não fique chateado pois essa configuração é só por um curto período e em breve volto ao nosso formato tradicional, respondendo as perguntas dos nossos seguidores, ávidos e curiosos sobre marketing real.

Espero ter ajudado.

Confira toda sexta-feira a coluna "Marketing Jurídico" e envie suas dúvidas sobre marketing jurídico, gestão de escritórios, cotidiano dos advogados empreendedores ou dúvidas gerais sobre o dia a dia jurídico por e-mail (com o título Coluna Marketing Jurídico) que terei um grande prazer em ajudar.

Bom crescimento!

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Colunista

Alexandre Motta é consultor e sócio diretor do Grupo Inrise. Com formação e pós-graduação em marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), atuou durante cinco anos em escritório jurídico como responsável pela área de desenvolvimento de negócios e comunicação com clientes. É palestrante oficializado pela OAB (tendo recebido inclusive a Medalha do Mérito Jurídico), escreve artigos de relevância para o mercado atual e é autor dos livros "Marketing Jurídico - Os Dois Lados da Moeda", "O Guia Definitivo do Marketing Jurídico" e "O Novo Marketing Jurídico". Apresenta também o programa de entrevistas Conversa Legal, focado na interatividade dos profissionais do setor jurídico. Desde 2002 mantém, através de sua consultoria, uma clientela de inúmeros escritórios jurídicos sob sua responsabilidade de atuação e crescimento em marketing ético.