Amigos da coluna Marketing Jurídico, seguindo nossa temporada de compartilhar o conhecimento dos membros da Comissão Nacional de Marketing Jurídico da ABA (Associação Brasileira de Advogados) da qual orgulhosamente sou presidente, hoje trago três perguntas importantes para minha amiga e membro da comissão Alice Castanheira.
Coluna Marketing Jurídico: Vamos direto ao ponto: vale a pena contratar uma assessoria de imprensa jurídica?
Alice Castanheira: Sim. A mídia nunca teve tanto interesse por pautas do mundo jurídico. E o advogado precisa estar preparado para atender a imprensa com confiança e com um conteúdo preciso sem o chamado "juridiquês". Ter uma assessoria de imprensa especializada e com conhecimento na área jurídica para o seu escritório não é mais uma opção. Pelo contrário, é uma necessidade e um investimento que gera resultados futuros.
Coluna Marketing Jurídico: Uma concepção comum aos advogados é de que uma assessoria de imprensa faz o escritório ganhar clientes. Então pergunto: sair na imprensa é sinônimo de captação de cliente?
Alice Castanheira: Depende. Ao sair na imprensa, o advogado conquista e melhora a sua imagem no mercado. Mas só isso não é o suficiente. A assessoria de imprensa, aliada ao marketing jurídico, gera resultados que agregam valor à reputação do profissional e do seu escritório. A assessoria de imprensa é um investimento que dá resultado.
Coluna Marketing Jurídico: Então resumidamente, por que contratar uma assessoria de imprensa para o seu escritório?
Alice Castanheira: Assessoria de imprensa é a área que trabalha a comunicação institucional e empresarial. O profissional de imprensa vai auxiliar o advogado a como se comportar diante de uma entrevista, o que pode e o que não pode fazer, como se posicionar sem entrar no chamado "juridiquês" e, atualmente, até sem o "politiquês". Nos dias de hoje, a imprensa tem cada vez mais demandas urgentes e técnicas. Por isso, ter uma assessoria de imprensa para seu escritório é indispensável e uma realidade num mercado jurídico cada vez mais competitivo.
E aí está a contribuição de nossa amiga Alice Castanheira. Quer conhecer um pouquinho mais sobre a carreira dela? Acesse um destes links:
A coluna Marketing Jurídico seguirá dessa maneira, apresentando a opinião e dicas pontuais de nossos membros da Comissão Nacional de Marketing Jurídico. Porém não fique chateado pois essa configuração é só por um curto período e em breve volto ao nosso formato tradicional, respondendo às perguntas dos nossos seguidores, ávidos e curiosos sobre marketing real.
Espero ter ajudado.
Confira toda sexta-feira a coluna “Marketing Jurídico” e envie suas dúvidas sobre marketing jurídico, gestão de escritórios, cotidiano dos advogados empreendedores ou dúvidas gerais sobre o dia a dia jurídico para e-mail (com o título Coluna Marketing Jurídico) que terei um grande prazer em ajudar.
Bom crescimento!