Marketing Jurídico

Assessoria de Imprensa

Na coluna de hoje, o presidente da Comissão Nacional de Marketing Jurídico Alexandre Motta traz o membro Alice Castanheira para responder sobre assessoria de imprensa.

26/8/2022

Amigos da coluna Marketing Jurídico, seguindo nossa temporada de compartilhar o conhecimento dos membros da Comissão Nacional de Marketing Jurídico da ABA (Associação Brasileira de Advogados) da qual orgulhosamente sou presidente, hoje trago três perguntas importantes para minha amiga e membro da comissão Alice Castanheira.

Coluna Marketing Jurídico: Vamos direto ao ponto: vale a pena contratar uma assessoria de imprensa jurídica? 

Alice Castanheira: Sim. A mídia nunca teve tanto interesse por pautas do mundo jurídico. E o advogado precisa estar preparado para atender a imprensa com confiança e com um conteúdo preciso sem o chamado "juridiquês". Ter uma assessoria de imprensa especializada e com conhecimento na área jurídica para o seu escritório não é mais uma opção. Pelo contrário, é uma necessidade e um investimento que gera resultados futuros. 

Coluna Marketing Jurídico: Uma concepção comum aos advogados é de que uma assessoria de imprensa faz o escritório ganhar clientes. Então pergunto: sair na imprensa é sinônimo de captação de cliente?

Alice Castanheira: Depende. Ao sair na imprensa, o advogado conquista e melhora a sua imagem no mercado. Mas só isso não é o suficiente. A assessoria de imprensa, aliada ao marketing jurídico, gera resultados que agregam valor à reputação do profissional e do seu escritório. A assessoria de imprensa é um investimento que dá resultado. 

Coluna Marketing Jurídico: Então resumidamente, por que contratar uma assessoria de imprensa para o seu escritório?

Alice Castanheira: Assessoria de imprensa é a área que trabalha a comunicação institucional e empresarial. O profissional de imprensa vai auxiliar o advogado a como se comportar diante de uma entrevista, o que pode e o que não pode fazer, como se posicionar sem entrar no chamado "juridiquês" e, atualmente, até sem o "politiquês". Nos dias de hoje, a imprensa tem cada vez mais demandas urgentes e técnicas. Por isso, ter uma assessoria de imprensa para seu escritório é indispensável e uma realidade num mercado jurídico cada vez mais competitivo. 

E aí está a contribuição de nossa amiga Alice Castanheira. Quer conhecer um pouquinho mais sobre a carreira dela? Acesse um destes links:

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A coluna Marketing Jurídico seguirá dessa maneira, apresentando a opinião e dicas pontuais de nossos membros da Comissão Nacional de Marketing Jurídico. Porém não fique chateado pois essa configuração é só por um curto período e em breve volto ao nosso formato tradicional, respondendo às perguntas dos nossos seguidores, ávidos e curiosos sobre marketing real.

Espero ter ajudado.

Confira toda sexta-feira a coluna “Marketing Jurídico” e envie suas dúvidas sobre marketing jurídico, gestão de escritórios, cotidiano dos advogados empreendedores ou dúvidas gerais sobre o dia a dia jurídico para e-mail (com o título Coluna Marketing Jurídico) que terei um grande prazer em ajudar.

Bom crescimento!

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Colunista

Alexandre Motta é consultor e sócio diretor do Grupo Inrise. Com formação e pós-graduação em marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), atuou durante cinco anos em escritório jurídico como responsável pela área de desenvolvimento de negócios e comunicação com clientes. É palestrante oficializado pela OAB (tendo recebido inclusive a Medalha do Mérito Jurídico), escreve artigos de relevância para o mercado atual e é autor dos livros "Marketing Jurídico - Os Dois Lados da Moeda", "O Guia Definitivo do Marketing Jurídico" e "O Novo Marketing Jurídico". Apresenta também o programa de entrevistas Conversa Legal, focado na interatividade dos profissionais do setor jurídico. Desde 2002 mantém, através de sua consultoria, uma clientela de inúmeros escritórios jurídicos sob sua responsabilidade de atuação e crescimento em marketing ético.