Amigos da coluna Marketing Jurídico, seguindo nossa temporada de compartilhar o conhecimento dos membros da Comissão Nacional de Marketing Jurídico da ABA (Associação Brasileira de Advogados) da qual orgulhosamente sou presidente, hoje trago três perguntas importantes para minha amiga e membro da comissão Danielle Alves.
Coluna Marketing Jurídico: Controladoria Jurídica é um assunto extremamente importante no relacionamento com os clientes na advocacia e você é uma das poucas que fala com propriedade sobre isso. Por favor dê algumas dicas sobre o assunto para nossos leitores.
Danielle Alves: É muito comum que os escritórios de advocacia trabalhem incessantemente na busca por novos clientes. O que acaba sendo esquecido é que o relacionamento com o cliente gera novos negócios e potencializa o valor que você agrega a ele! A controladoria jurídica é a célula do seu escritório realmente capaz de estreitar esse relacionamento, para isso lhe passo 3 dicas de ouro:
1. Informar andamento do processo: essa é uma prática dos escritórios para manter seu cliente ciente do que está acontecendo, entretanto, a controladoria pode te ajudar a dar aquele upgrade na informação, a depender do objetivo do seu cliente:
* clientes empresariais: a controladoria jurídica trabalhará os dados da carteira desse cliente para mostrar, através de números, o quanto seu trabalho de advogado é relevante para o negócio dele.
* clientes pessoa física: a controladoria terá fluxos de informação automática para informar o andamento do processo, lembrar de informações importantes como documentos pendentes ou atos processuais como audiências.
2. Humanizar o relacionamento: a controladoria tem acesso aos dados cadastrais desses clientes, sendo possível planejar ações de felicitações de aniversários, de fim de ano, dias de profissão por exemplo.
3. Estratégias de negócios: a controladoria jurídica poderá auxiliar com dados sobre o cliente, o seu negócio ou suas atividades para que o escritório ofereça estratégias relevantes de como seguir com determinada situação processual ou mesmo com novos negócios e atividades. O advogado não é mais o profissional que apenas atua em um processo, ele atua junto ao cliente para antever situações, antecipar ações que protejam seu negócio ou seus Direitos.
Coluna Marketing Jurídico: E a importância de um profissional dentro de um escritório jurídico?
Danielle Alves: Advogados são os profissionais em quem o cliente precisa confiar, por isso, manter um time sólido, ajustado com a missão, visão e valores do escritório e engajado no negócio faz toda a diferença no atendimento ao seu cliente. Nesse sentido, trabalhar de forma a manter e empoderar os talentos do escritório é receita de sucesso da sua marca.
Coluna Marketing Jurídico: Já que você falou sobre Missão, Visão e Valores na advocacia nos comente algumas ações para fortalecer esses 3 pilares.
Danielle Alves: O principal segredo para a unicidade da sua marca jurídica é manter seu time em congruência com sua missão, visão e valores de negócios. Algumas ações que podem te ajudar a ter esse resultado são:
1. viver realmente de acordo com esses pilares;
2. envolver os colaboradores em etapas do planejamento estratégico para que se sintam pertencentes ao ambiente organizacional;
3. buscar colaboradores que, essencialmente, tenham os mesmos propósitos que guiam sua marca.
E aí está a contribuição de nossa amiga Danielle Alves. Quer conhecer um pouquinho mais sobre a carreira dela? Acesse um destes links:
A coluna Marketing Jurídico seguirá dessa maneira, apresentando a opinião e dicas pontuais de nossos membros da Comissão Nacional de Marketing Jurídico. Porém não fique chateado pois essa configuração é só por um curto período e em breve volto ao nosso formato tradicional, respondendo as perguntas dos nossos seguidores, ávidos e curiosos sobre marketing real.
Espero ter ajudado.
Confira toda sexta-feira a coluna "Marketing Jurídico" e envie suas dúvidas sobre marketing jurídico, gestão de escritórios, cotidiano dos advogados empreendedores ou dúvidas gerais sobre o dia a dia jurídico por e-mail (com o título Coluna Marketing Jurídico) que terei um grande prazer em ajudar.
Bom crescimento!