Marketing Jurídico

Controladoria jurídica, endomarketing e MVV

O presidente da Comissão Nacional de Marketing Jurídico Alexandre Motta traz o membro Danielle Alves para responder sobre controladoria jurídica, endomarketing e MVV.

12/8/2022

Amigos da coluna Marketing Jurídico, seguindo nossa temporada de compartilhar o conhecimento dos membros da Comissão Nacional de Marketing Jurídico da ABA (Associação Brasileira de Advogados) da qual orgulhosamente sou presidente, hoje trago três perguntas importantes para minha amiga e membro da comissão Danielle Alves.

Coluna Marketing Jurídico: Controladoria Jurídica é um assunto extremamente importante no relacionamento com os clientes na advocacia e você é uma das poucas que fala com propriedade sobre isso. Por favor dê algumas dicas sobre o assunto para nossos leitores.

Danielle Alves: É muito comum que os escritórios de advocacia trabalhem incessantemente na busca por novos clientes. O que acaba sendo esquecido é que o relacionamento com o cliente gera novos negócios e potencializa o valor que você agrega a ele! A controladoria jurídica é a célula do seu escritório realmente capaz de estreitar esse relacionamento, para isso lhe passo 3 dicas de ouro:

1. Informar andamento do processo: essa é uma prática dos escritórios para manter seu cliente ciente do que está acontecendo, entretanto, a controladoria pode te ajudar a dar aquele upgrade na informação, a depender do objetivo do seu cliente:

 * clientes empresariais: a controladoria jurídica trabalhará os dados da carteira desse cliente para mostrar, através de números, o quanto seu trabalho de advogado é relevante para o negócio dele.

* clientes pessoa física: a controladoria terá fluxos de informação automática para informar o andamento do processo, lembrar de informações importantes como documentos pendentes ou atos processuais como audiências.

2. Humanizar o relacionamento: a controladoria tem acesso aos dados cadastrais desses clientes, sendo possível planejar ações de felicitações de aniversários, de fim de ano, dias de profissão por exemplo.

3. Estratégias de negócios: a controladoria jurídica poderá auxiliar com dados sobre o cliente, o seu negócio ou suas atividades para que o escritório ofereça estratégias relevantes de como seguir com determinada situação processual ou mesmo com novos negócios e atividades. O advogado não é mais o profissional que apenas atua em um processo, ele atua junto ao cliente para antever situações, antecipar ações que protejam seu negócio ou seus Direitos.

Coluna Marketing Jurídico: E a importância de um profissional dentro de um escritório jurídico?

Danielle Alves: Advogados são os profissionais em quem o cliente precisa confiar, por isso, manter um time sólido, ajustado com a missão, visão e valores do escritório e engajado no negócio faz toda a diferença no atendimento ao seu cliente. Nesse sentido, trabalhar de forma a manter e empoderar os talentos do escritório é receita de sucesso da sua marca.

Coluna Marketing Jurídico: Já que você falou sobre Missão, Visão e Valores na advocacia nos comente algumas ações para fortalecer esses 3 pilares.

Danielle Alves: O principal segredo para a unicidade da sua marca jurídica é manter seu time em congruência com sua missão, visão e valores de negócios. Algumas ações que podem te ajudar a ter esse resultado são:

1. viver realmente de acordo com esses pilares;

2. envolver os colaboradores em etapas do planejamento estratégico para que se sintam pertencentes ao ambiente organizacional;

3. buscar colaboradores que, essencialmente, tenham os mesmos propósitos que guiam sua marca.

E aí está a contribuição de nossa amiga Danielle Alves. Quer conhecer um pouquinho mais sobre a carreira dela? Acesse um destes links:

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A coluna Marketing Jurídico seguirá dessa maneira, apresentando a opinião e dicas pontuais de nossos membros da Comissão Nacional de Marketing Jurídico. Porém não fique chateado pois essa configuração é só por um curto período e em breve volto ao nosso formato tradicional, respondendo as perguntas dos nossos seguidores, ávidos e curiosos sobre marketing real.

Espero ter ajudado.

Confira toda sexta-feira a coluna "Marketing Jurídico" e envie suas dúvidas sobre marketing jurídico, gestão de escritórios, cotidiano dos advogados empreendedores ou dúvidas gerais sobre o dia a dia jurídico por e-mail (com o título Coluna Marketing Jurídico) que terei um grande prazer em ajudar.

Bom crescimento!

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Colunista

Alexandre Motta é consultor e sócio diretor do Grupo Inrise. Com formação e pós-graduação em marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), atuou durante cinco anos em escritório jurídico como responsável pela área de desenvolvimento de negócios e comunicação com clientes. É palestrante oficializado pela OAB (tendo recebido inclusive a Medalha do Mérito Jurídico), escreve artigos de relevância para o mercado atual e é autor dos livros "Marketing Jurídico - Os Dois Lados da Moeda", "O Guia Definitivo do Marketing Jurídico" e "O Novo Marketing Jurídico". Apresenta também o programa de entrevistas Conversa Legal, focado na interatividade dos profissionais do setor jurídico. Desde 2002 mantém, através de sua consultoria, uma clientela de inúmeros escritórios jurídicos sob sua responsabilidade de atuação e crescimento em marketing ético.