Amigos da coluna Marketing Jurídico, seguindo nossa temporada de compartilhar o conhecimento dos membros da Comissão Nacional de Marketing Jurídico da ABA (Associação Brasileira de Advogados) da qual orgulhosamente sou presidente, hoje trago três perguntas importantes para minha amiga e membro da comissão Raphaella Girão.
Coluna Marketing Jurídico: um dos temas que você mais se destaca em sua carreira é por ter trabalhado com diversos rankings advocatícios. Por onde o advogado deve começar então se fizer sentido em sua estratégia de marketing ter um posicionamento em rankings?
Raphaella Girão: você já deve ter ouvido falar dos rankings jurídicos, mas provavelmente se perguntou: por onde eu começo? O primeiro ponto, muito importante, é fazer um levantamento de todos os casos relevantes que a área em questão teve ao longo dos anos, bem como a listagem de todos os casos nos últimos 17 meses. Para um primeiro envio, é recomendado que sejam incluídos os casos de maior relevância ao final do formulário, ainda que estejam fora do período de análise, de forma que o pesquisador possa entender melhor a história da área e de suas atuações ao longo dos anos. Os casos mais recentes devem ficar no início, conforme solicitado pelo formulário. Faça uma relação de todos os contatos, principalmente clientes, que você sabe que recomendariam muito bem os advogados, a área e o escritório, que poderiam falar do serviço. Seria interessante ao menos 20 contatos, mas não há grandes prejuízos caso o número ultrapasse esta marca. O importante é selecionar o número solicitado ao preencher o formulário e alternar os contatos de um formulário para outro. Como o envio é feito por área, é necessário que haja essa separação de casos e contatos para cada área que fará o envio. Todas as informações são enviadas por meio de formulários, disponibilizados pelos rankings nas páginas oficiais, juntamente com a respectiva metodologia, instruções de preenchimento, envio e prazos. Preencha atentamente todas as informações conforme indicado. É importante desenvolver as respostas da forma indicada, não deixando apenas frases simples e curtas. Ah, e não se esqueça do prazo! Seu cumprimento é imprescindível para que seu envio seja considerado.
Coluna Marketing Jurídico: falando em redes sociais, mais especificamente o Instagram, você pode nos dar algumas dicas de como aumentar o alcance de entrega?
Raphaella Girão: duas dicas para aumentar seu alcance no Instagram são as hashtags ligadas ao assunto tratado e a produção de reels. A primeira e mais importante questão antes de iniciar as estratégias para aumentar seu alcance é verificar se você possui uma conta aberta. Só com uma conta aberta você consegue fazer com que seu conteúdo e a própria conta sejam vistos por outros usuários e, assim, possivelmente aumentar também seu número de seguidores. O uso de hashtags é de extrema importância, pois elas servem para agrupar informações. Dessa forma todas as pessoas que procurarem por esse assunto, por essa hashtag, encontrarão seu conteúdo. Basta inserir o símbolo # e logo em seguida, sem espaço, o tema tratado. O Instagram permite o uso de até 30 hashtags por post. Os reels são vídeos curtos e objetivos com duração de até 1 minuto. Inclusive por conta da rede vizinha, são um conteúdo muito consumido, visto que possuem uma entrega muito boa devido ao formato dinâmico, às músicas de fundo que ajudam na propagação, bem como a linha do tempo própria. Vídeos em reels chegam a ter 3 vezes mais alcance que outras postagens. A chance de seu conteúdo ser visto por uma pessoa que não te segue, é muito maior se for postada em reels. Os reels podem ser adequados a seu negócio. É possível fazer um vídeo curto e objetivo, espalhar sua mensagem e marca, sem deixar de ser profissional.
Coluna Marketing Jurídico: e com relação aos eventos jurídicos que sabemos que você já trabalhou bastante também. O que você pode comentar sobre eles?
Raphaella Girão: os eventos estão voltando após um longo período de pandemia, e é interessante lembrarmos como o objetivo de um evento pode nos direcionar a diferentes formatos.
- Cafés da manhã são feitos em hotéis, no próprio escritório, empresa ou espaços reservados. Esse é um período em que os convidados podem comparecer antes de iniciarem seu dia de trabalho. É uma ótima ocasião para apresentar informações valiosas, falar de assunto em alta, chamar pessoas para debaterem sobre visões diferentes em relação a um mesmo tópico, mostrar resultados e outras questões envolvendo desenvolvimento de um tema. O início, final e intervalos do evento são ótimos para o networking, troca de informações sobre o tema e dúvidas.
- Eventos no período integral podem aprofundar ainda mais o tema abordado, promover mesas de debate, assuntos complementares, salas simultâneas e uma programação mais complexa, com mais palestrantes e também mais momentos de pausa para networking.
- Eventos mais informais acontecem em períodos noturnos, muitas vezes são jantares ou “happy hours”, podendo incluir bebidas alcoólicas para ajudar a descontrair. O clima mais descontraído é ótimo para promover uma maior aproximação entre os convidados, já que normalmente não há palestras e o tempo completo do evento é dedicado a trocas de cartões, conversas, apresentações e outros assuntos que mesclam o formal e o informal.
Qual seu objetivo ao promover um evento? Networking? Criação de autoridade e reputação?
E aí está a contribuição de nossa amiga Raphaella Girão. Quer conhecer um pouquinho mais sobre a carreira dela? Acesse um destes links:
A coluna Marketing Jurídico seguirá dessa maneira, apresentando a opinião e dicas pontuais de nossos membros da Comissão Nacional de Marketing Jurídico. Porém não fique chateado pois essa configuração é só por um curto período e em breve volto ao nosso formato tradicional, respondendo as perguntas dos nossos seguidores, ávidos e curiosos sobre marketing real.
Espero ter ajudado.
Confira toda sexta-feira a coluna "Marketing Jurídico" e envie suas dúvidas sobre marketing jurídico, gestão de escritórios, cotidiano dos advogados empreendedores ou dúvidas gerais sobre o dia a dia jurídico por e-mail (com o título Coluna Marketing Jurídico) que terei um grande prazer em ajudar.
Bom crescimento!