Marketing Jurídico

Planejamento, referência de mercado e juridiquês

O presidente da Comissão Nacional de Marketing Jurídico Alexandre Motta traz o membro Juliana Pacheco para responder sobre planejamento, referência de mercado e juridiquês.

29/7/2022

Amigos da coluna Marketing Jurídico, seguindo nossa temporada de compartilhar o conhecimento dos membros da Comissão Nacional de Marketing Jurídico da ABA (Associação Brasileira de Advogados) da qual orgulhosamente sou presidente, hoje trago três perguntas importantes para minha amiga e membro da comissão Juliana Pacheco.

Coluna Marketing Jurídico: Você sempre fala em seus ensinamentos sobre a necessidade de planejamento para resultados no marketing. Pergunto então:  como alcançar seus objetivos com o marketing jurídico?

Juliana Pacheco: Antes de iniciar suas ações de divulgação dos seus serviços ou conteúdos, é necessário identificar alguns pontos: aonde quero chegar? Quais são meus objetivos? Quem é meu público-alvo? Como e onde me comunicar com ele? Somente após ter clareza nestas respostas é que deve investir em seu marketing de divulgação e relacionamento. Planejar é preciso!

Coluna Marketing Jurídico: Muito se fala em transformar o advogado em referência para depois aplicar ações de marketing. Como então ajudar o advogado a se tornar referência em determinado assunto?

Juliana Pacheco: O marketing de conteúdo jurídico tem como finalidade divulgar seus serviços, experiências e conhecimentos através de conteúdo relevante para o seu cliente ou futuro cliente. Constatando que você é um profundo conhecedor de suas dores e soluções para seus problemas, o seu público-alvo terá você como referência nos temas de seu interesse e irá procurá-lo quando sentir necessidade. Invista em marketing de conteúdo e seja uma autoridade para seus clientes!

Coluna Marketing Jurídico: E aquele escritório que ainda insiste em falar o “juridiquês” com o mercado, mesmo sabendo que isso apenas atrapalha o relacionamento e o entendimento?

Juliana Pacheco: Não basta ser um expert se seu cliente não entende suas mensagens e não o reconhece como tal. Comunicar-se de maneira eficaz é conseguir que seu interlocutor compreenda suas mensagens. Portanto, abandone o juridiquês e use a linguagem do seu cliente para falar com ele!

E aí está a contribuição de nossa amiga Juliana Pacheco. Quer conhecer um pouquinho mais sobre a carreira dela? Acesse um destes links:

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A coluna Marketing Jurídico seguirá dessa maneira, apresentando a opinião e dicas pontuais de nossos membros da Comissão Nacional de Marketing Jurídico. Porém não fique chateado pois essa configuração é só por um curto período e em breve volto ao nosso formato tradicional, respondendo as perguntas dos nossos seguidores, ávidos e curiosos sobre marketing real.

Espero ter ajudado.

Confira toda sexta-feira a coluna "Marketing Jurídico" e envie suas dúvidas sobre marketing jurídico, gestão de escritórios, cotidiano dos advogados empreendedores ou dúvidas gerais sobre o dia a dia jurídico por e-mail (com o título Coluna Marketing Jurídico) que terei um grande prazer em ajudar.

Bom crescimento!

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Colunista

Alexandre Motta é consultor e sócio diretor do Grupo Inrise. Com formação e pós-graduação em marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), atuou durante cinco anos em escritório jurídico como responsável pela área de desenvolvimento de negócios e comunicação com clientes. É palestrante oficializado pela OAB (tendo recebido inclusive a Medalha do Mérito Jurídico), escreve artigos de relevância para o mercado atual e é autor dos livros "Marketing Jurídico - Os Dois Lados da Moeda", "O Guia Definitivo do Marketing Jurídico" e "O Novo Marketing Jurídico". Apresenta também o programa de entrevistas Conversa Legal, focado na interatividade dos profissionais do setor jurídico. Desde 2002 mantém, através de sua consultoria, uma clientela de inúmeros escritórios jurídicos sob sua responsabilidade de atuação e crescimento em marketing ético.