Marketing Jurídico

Financeiro jurídico, rentabilidade e bonificação

Presidente da Comissão Nacional de Marketing Jurídico Alexandre Motta traz o membro Fernando Henrique para responder sobre financeiro na advocacia, rentabilidade e bonificação.

8/7/2022

Amigos da coluna Marketing Jurídico, seguindo nossa temporada de compartilhar o conhecimento dos membros da Comissão Nacional de Marketing Jurídico da ABA (Associação Brasileira de Advogados) da qual orgulhosamente sou presidente, hoje trago três perguntas importantes para meu amigo e membro da comissão Fernando Henrique.

Coluna Marketing Jurídico: Um dos problemas mais comuns na advocacia é brigar com o financeiro e seus problemas diários. Quais suas dicas nesse sentido?

Fernando Henrique: Saber os seus custos e despesas é muito importante e quase todos os escritórios tem essas informações muito bem mapeadas. Mas saber de onde vem o dinheiro em detalhes, já nem todos tem. Divida as entradas (honorários) por áreas, sub áreas e ainda por matérias; ai sim você vai ter uma noção exata de onde vem o dinheiro e o quanto cada advogado é responsável pelo faturamento.

Coluna Marketing Jurídico: E em termos de rentabilidade em contratos? Qual o gancho ideal para o acerto?

Fernando Henrique: Timesheet é a palavra aqui. Sem um Timesheet bem feito e revisado por um advogado sênior é impossível calcular a rentabilidade de um contrato. Mas não é só isso, para que o Timesheet tenha sentido é preciso saber qual o valor da hora trabalhada de cada componente da equipe técnica, começando pelos estagiários até os sócios do escritório.

Coluna Marketing Jurídico: Muito se fala sobre bonificação para o staff de um escritório. Quais suas breves considerações sobre o assunto?

Fernando Henrique: Saber quanto pagar para sua equipe jurídica e para o pessoal do administrativo não é tão fácil assim. Estabeleça metas a serem atingidas, pense em todas as características que você espera de um advogado/administrativo, quantifique o que é ruim, médio, bom e ótimo e mostre para sua equipe onde você quer que eles cheguem. Seja claro na exposição e honesto na avaliação. Dê feedback semestralmente e mostre a evolução.

E aí está a contribuição de nosso amigo Fernando Henrique. Quer conhecer um pouquinho mais sobre a carreira dele? Acesse:

Instagram

Facebook

LinkedIn

A coluna Marketing Jurídico seguirá dessa maneira, apresentando a opinião e dicas pontuais de nossos membros da Comissão Nacional de Marketing Jurídico. Porém não fique chateado pois essa configuração é só por um curto período e em breve volto ao nosso formato tradicional, respondendo as perguntas dos nossos seguidores, ávidos e curiosos sobre marketing real.

Espero ter ajudado.

Confira toda sexta-feira a coluna "Marketing Jurídico" e envie suas dúvidas sobre marketing jurídico, gestão de escritórios, cotidiano dos advogados empreendedores ou dúvidas gerais sobre o dia a dia jurídico para o e-mail divulgacao@migalhas.com.br (com o título Coluna Marketing Jurídico) que terei um grande prazer em ajudar.

Bom crescimento!

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Colunista

Alexandre Motta é consultor e sócio diretor do Grupo Inrise. Com formação e pós-graduação em marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), atuou durante cinco anos em escritório jurídico como responsável pela área de desenvolvimento de negócios e comunicação com clientes. É palestrante oficializado pela OAB (tendo recebido inclusive a Medalha do Mérito Jurídico), escreve artigos de relevância para o mercado atual e é autor dos livros "Marketing Jurídico - Os Dois Lados da Moeda", "O Guia Definitivo do Marketing Jurídico" e "O Novo Marketing Jurídico". Apresenta também o programa de entrevistas Conversa Legal, focado na interatividade dos profissionais do setor jurídico. Desde 2002 mantém, através de sua consultoria, uma clientela de inúmeros escritórios jurídicos sob sua responsabilidade de atuação e crescimento em marketing ético.