Marketing Jurídico

Reputação Digital, Marketing de Performance x Marketing de Posicionamento na Advocacia e Gerenciamento de Crises

Na coluna de hoje, o presidente da Comissão Nacional de Marketing Jurídico Alexandre Motta traz o membro Andréa Lia Amazonas para responder sobre reputação digital, marketing de performance x marketing de posicionamento e gerenciamento de crises.

24/6/2022

Amigos da coluna Marketing Jurídico, seguindo nossa temporada de compartilhar o conhecimento dos membros da Comissão Nacional de Marketing Jurídico da ABA - Associação Brasileira de Advogados da qual orgulhosamente sou presidente, hoje trago três perguntas importantes para minha amiga e membro da comissão Andréa Lia Amazonas.

Coluna Marketing Jurídico: Vamos iniciar dando 3 dicas para os leitores sobre reputação digital?

Andréa Lia Amazonas: assista a resposta aqui.

Coluna Marketing Jurídico: Explique para quem está nos acompanhando quais as conotações de marketing de performance e de marketing de posicionamento na advocacia.

Andréa Lia Amazonas: Fórmulas prontas, conteúdos semelhantes, funis de relacionamento padrão... Nada disso traz um bom resultado para a área da advocacia se não houver a uma boa construção de um POSICIONAMENTO ÚNICO. O marketing de performance dá atenção principal aos resultados cada vez mais imediatos e automatizados.

É importante considerarmos fortemente o marketing focado no POSICIONAMENTO DE MARCA através de narrativas personalizadas e na CONSTRUÇÃO DE REPUTAÇÃO PARA UM LEGADO VERDADEIRO, isso aumenta a credibilidade e valor da marca institucional/pessoal, dos serviços e produtos a médio e longo prazo, porém com muito mais assertividade e construindo um relacionamento muito mais próximo e fiel entre público e sua marca.

Coluna Marketing Jurídico: Um dos pontos que você costuma falar são os gerenciamentos de crise nas redes. Quais as dicas sobre o assunto?

Andréa Lia Amazonas: Quando uma crise surge, o mais importante é manter a calma para evitar respostas precipitadas. É necessário também entender qual foi a causa do problema, para poder realizar uma ação de contrapartida que não afete ainda mais a sua imagem. É também fundamental evitar que a crise se instaure, o que no caso das redes sociais, pode acontecer em alguns minutos.

A imagem e a reputação precisam a todo momento ser preservadas numa crise e podemos adotar algumas táticas de urgência:

1) Uma nota para explicar o mal entendido ou até mesmo um novo conteúdo deve ser produzido com mais informações sobre o que não ficou claro;

2) Se a crise for sobre uma questão que não o afete diretamente, mas onde você foi marcado em um post ou comentário sobre um assunto grave, é importante que seja feito uma nota de repúdio para deixar claro o seu posicionamento em relação ao acontecido;

3) Acima de tudo, é primordial construir um relacionamento forte com seus clientes pois estes seguidores entenderão a situação e serão os primeiros a estabelecer uma corrente de apoio e divulgarão a posição sobre a questão da crise.

Para se ter uma presença forte no ambiente digital é também necessário saber lidar com os momentos difíceis. Esteja sempre com suporte profissional para essa gestão.

E aí está a contribuição de nossa amiga Andréa Lia Amazonas. Quer conhecer um pouquinho mais sobre a carreira dela? Acesse um destes links:

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A coluna Marketing Jurídico seguirá dessa maneira, apresentando a opinião e dicas pontuais de nossos membros da Comissão Nacional de Marketing Jurídico. Porém não fique chateado pois essa configuração é só por um curto período e em breve volto ao nosso formato tradicional, respondendo as perguntas dos nossos seguidores, ávidos e curiosos sobre marketing real.

Espero ter ajudado.

Confira toda sexta-feira a coluna “Marketing Jurídico” e envie suas dúvidas sobre marketing jurídico, gestão de escritórios, cotidiano dos advogados empreendedores ou dúvidas gerais sobre o dia a dia jurídico para divulgacao@migalhas.com.br (com o título Coluna Marketing Jurídico) que terei um grande prazer em ajudar.

Bom crescimento!

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Colunista

Alexandre Motta é consultor e sócio diretor do Grupo Inrise. Com formação e pós-graduação em marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), atuou durante cinco anos em escritório jurídico como responsável pela área de desenvolvimento de negócios e comunicação com clientes. É palestrante oficializado pela OAB (tendo recebido inclusive a Medalha do Mérito Jurídico), escreve artigos de relevância para o mercado atual e é autor dos livros "Marketing Jurídico - Os Dois Lados da Moeda", "O Guia Definitivo do Marketing Jurídico" e "O Novo Marketing Jurídico". Apresenta também o programa de entrevistas Conversa Legal, focado na interatividade dos profissionais do setor jurídico. Desde 2002 mantém, através de sua consultoria, uma clientela de inúmeros escritórios jurídicos sob sua responsabilidade de atuação e crescimento em marketing ético.