Mudança no Formato
Amigos que seguem a coluna Marketing Jurídico, gostaria de comentar duas coisas.
A primeira é meu agradecimento eterno pelos comentários e retornos em cima do conteúdo da coluna. É muito importante eu saber que pude ajudar aqueles que querem conhecer um pouco mais sobre os diversos ângulos do marketing jurídico. Portanto: obrigado!
O segundo item para conversarmos hoje é uma pequena mudança no formato da coluna. Quem acompanha um pouco minha carreira deve saber que assumi a presidência da Comissão Nacional de Marketing Jurídico da ABA (Associação Brasileira de Advogados) e, portanto, estamos com muito conteúdo especial entre nossos membros que gostaria de compartilhar com vocês. Então a coluna, por um tempo, seguirá dessa maneira: comigo levantando a bola de uma pergunta importante para o mercado e um dos membros respondendo pontualmente.
Vamos começar?
Hoje trago então três perguntas importantes para meu amigo e membro da comissão Carlos Feliciano.
Coluna Marketing Jurídico: Carlos, me fale um pouquinho sobre os primeiros passos na aceitação de um projeto de marketing em um escritório de advocacia. Como então estruturar um núcleo específico para isso?
Carlos Feliciano: Não resta dúvida que o marketing jurídico se tornou imprescindível para qualquer escritório de advocacia, independentemente do seu tamanho. Mesmo para os advogados que exercem suas atividades individualmente, o planejamento e a estratégia de marketing são peças fundamentais para o sucesso.
Já para os escritórios de maior porte, a estruturação de um comitê específico para estudo e aperfeiçoamento das estratégias de marketing, se mostra como uma ideal ferramenta para planejamento, estruturação e implementação do marketing jurídico.
Assim como qualquer comitê de gestão, sua finalidade principal é manter o integral alinhamento ao planejamento estratégico do escritório, contribuindo especificamente nas discussões e definições dos caminhos que serão adotados para consolidação da marca institucional.
Sua formação deve ser composta por pessoas que efetivamente conheçam de forma sistêmica o funcionamento do escritório, mas, principalmente, que tenham pleno conhecimento das necessidades dos seus clientes.
Estabelecido o perfil dos membros da equipe, importante a definição de um líder que concentre a responsabilidade de coordenar as ações, impulsionando as atividades que serão realizadas.
O trabalho deste comitê deve ser constante, com encontros regulares, sempre com o objetivo de levantarem informações relevantes que possam ser convertidas em conteúdo práticos, gerando valor aos atuais e aos futuros clientes.
Coluna Marketing Jurídico: Falando em exploração de público-alvo, qual a importância da segmentação para marketing?
Carlos Feliciano: Dentro das abordagens clássicas do marketing (massa – variedade de produtos – segmentação), podemos concluir que o estabelecimento preciso de um determinado segmento é o ponto chave para o direcionamento do marketing jurídico.
O sucesso de uma prospecção bem direcionada, levará em conta dois critérios objetivos: conhecer profundamente o seu produto enquanto prestador de serviço jurídico e conhecer plenamente o seu público-alvo.
Para conseguir agregar valor ao futuro cliente através da produção de um conteúdo efetivamente relevante, o primeiro desafio é estabelecer quem pode se beneficiar com o serviço prestado pelo seu escritório. Entender profundamente quais são as dores e necessidades de determinado grupo e qual solução você pode entregar como remédio.
O exercício de dividir um grande grupo de pessoas, por localização, profissão, gênero, atividade, entre outros, e com estas informações conseguir identificar produtos e serviços de interesse comum, estará automaticamente segmentando seu campo de atuação e consequentemente conhecendo o seu real público-alvo, por reconhecerem em você a capacidade de solução de uma determinada demanda.
Assim, a lição de casa é:
- Entenda plenamente a sua especialidade e o seu “produto” (serviço jurídico);
- Conheça profundamente o perfil do cliente;
- Compreenda exatamente quais são as dores que buscam “curar”;
- Se possível, entenda quais critérios seus possíveis clientes utilizam para escolha de um advogado;
- Crie conteúdo personalizado ao interesse do grupo determinado;
- Estabeleça publicações de maior relevância; e
- Inicie a construção de um relacionamento concreto e contínuo.
Coluna Marketing Jurídico: Falando do dia a dia de um escritório...Como produzir conteúdo de divulgação sem impactar a rotina jurídica da equipe?
Carlos Feliciano: Audiências, atendimentos, consultas, pareceres, prazos... este é o corriqueiro dia a dia dos advogados. As mesmas facilidades trazidas pela tecnologia na ajuda ao cumprimento destas obrigações, também contribuem para o aumento deste volume simultâneo de tarefas.
Com estruturas cada vez mais enxutas, os escritórios precisam se desdobrar para atender a integralidade das demandas, mantendo total atenção a qualidade e, logicamente, na quantidade de atividades.
E o marketing? Onde encaixar esta rotina?
A geração de conteúdo informativo sobre temas estratégicos que atraia a atenção do público-alvo é o grande ponto a ser alcançado. Como qualquer objetivo, metas devem ser atingidas como verdadeiros degraus para obtenção do resultado esperado.
O primeiro ponto de grande relevância é buscar integrar toda a equipe dentro do planejamento estratégico desenhado para o marketing, conscientizando que o sucesso do projeto trará automaticamente benefícios a todo grupo, seja pela conquista de novos clientes, pelo fortalecimento da marca, pelo destaque no segmento de atuação ou minimamente pelo pleno desenvolvimento do nome do advogado que assina tal conteúdo.
No segundo momento uma simples listagem sequencial poderá definir a ordem e quantidade de artigos estabelecidos no plano de marketing. Vamos considerar uma equipe com 5 advogados, onde o planejamento estabeleceu a produção de 1 artigo a cada 10 dias. Se considerarmos que o advogado “a” entregou seu artigo hoje, ele terá 50 dias corridos para produzir um próximo artigo, ou seja, terá o total de 7 semanas para diluir a próxima missão.
Logicamente, a ideia de trazer este exemplo é apenas para demonstrar que a organização e o prévio agendamento são peças fundamentais para evitar a sobrecarga em determinado membro da equipe, bem como, para apontar a necessidade de um planejamento estruturado capaz de manter a constante regularidade na produção de conteúdo. Vamos testar?!
E aí está a contribuição de nosso amigo Carlos Feliciano. Quer conhecer um pouquinho mais sobre a carreira dele? Acesse um destes links:
A coluna Marketing Jurídico seguirá dessa maneira, apresentando a opinião e dicas pontuais de nossos membros da Comissão Nacional de Marketing Jurídico. Porém não fique chateado pois essa configuração é só por um curto período e em breve volto ao nosso formato tradicional, respondendo as perguntas dos nossos seguidores, ávidos e curiosos sobre marketing real.
Espero ter ajudado.
Confira toda sexta-feira a coluna "Marketing Jurídico" e envie suas dúvidas sobre marketing jurídico, gestão de escritórios, cotidiano dos advogados empreendedores ou dúvidas gerais sobre o dia a dia jurídico para divulgacao@migalhas.com.br (com o título Coluna Marketing Jurídico) que terei um grande prazer em ajudar.
Bom crescimento!