Marketing Jurídico

O novo marketing jurídico

O novo marketing jurídico.

30/7/2021

A coluna de hoje sai um pouquinho do formato tradicional tendo em vista as muitas perguntas envolvendo as novas regras da publicidade na advocacia, ou seja, o recém-chegado provimento 205/2021.

Desde que foi ventilada a possibilidade do novo cenário e a aplicabilidade das novas diretrizes na rotina do advogado, muita gente vem me perguntando o que muda, como muda, como devo me adaptar, qual o impacto que isso tem na vida do advogado e qual minha opinião sobre o novo provimento.

Em função disso, no dia 9 de abril deste ano, minha coluna foi basicamente falando: "não adianta ficar falando sobre regras que podem ou não ser aprovadas...Vamos aguardar". Dito e feito: vi palestras, lives e diversas ferramentas sendo usadas para explicar ações que, em última instância, nem fizeram parte das novas regras. Que perda de tempo.

E terminei a coluna de abril com a seguinte promessa: "acho irrelevante ficar remoendo regras que podem ou não ser parte da versão final do texto, mas prometo, assim que essa finalização ocorra, fazer uma coluna ou artigo falando sobre a relevância ou aplicação de cada um dos itens".

E como promessa é dívida, fiz melhor. Com a aprovação real do texto final, não escrevi nem uma coluna e nem um artigo sobre o assunto, mas sim um livro todo explicando as novas regras e qual o novo formato que a publicidade e o marketing jurídico devem ser assumidos pelos advogados à partir de agora.

"O Novo Marketing Jurídico" é o primeiro livro sobre o assunto no Brasil e, para aqueles que querem conhecer, clique aqui. 

Então obrigado a vocês que acompanham a coluna (e que inclusive sugeriram o título do livro), que me fazem perguntas constantes e que querem saber mais sobre marketing jurídico ético. Espero que a nova obra elucide e ajude esta nova fase.

Confira toda sexta-feira a coluna "Marketing Jurídico" e envie suas dúvidas sobre marketing jurídico, gestão de escritórios, cotidiano dos advogados empreendedores ou dúvidas gerais sobre o dia a dia jurídico por e-mail (com o título Coluna Marketing Jurídico) que terei um grande prazer em ajudar.

Bom crescimento!

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Colunista

Alexandre Motta é consultor e sócio diretor do Grupo Inrise. Com formação e pós-graduação em marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), atuou durante cinco anos em escritório jurídico como responsável pela área de desenvolvimento de negócios e comunicação com clientes. É palestrante oficializado pela OAB (tendo recebido inclusive a Medalha do Mérito Jurídico), escreve artigos de relevância para o mercado atual e é autor dos livros "Marketing Jurídico - Os Dois Lados da Moeda", "O Guia Definitivo do Marketing Jurídico" e "O Novo Marketing Jurídico". Apresenta também o programa de entrevistas Conversa Legal, focado na interatividade dos profissionais do setor jurídico. Desde 2002 mantém, através de sua consultoria, uma clientela de inúmeros escritórios jurídicos sob sua responsabilidade de atuação e crescimento em marketing ético.