Marketing Jurídico

Linkedin vai virar Facebook?

Linkedin vai virar Facebook?

16/7/2021

A amiga Ariana Consuelo Chaves pergunta: “Alexandre, você já percebeu que o Linkedin está virando Facebook?” 

Ariana, obrigado pela pergunta. Pelo seu comentário, imagino que você esteja se referindo a muitas postagens colocadas no Linkedin que acabam não respeitando o foco empresarial e profissional que a rede tem. Se é isso, concordo plenamente. Muitas pessoas não conseguem distinguir uma rede mais aberta à conteúdos pessoais e diversos como o Facebook e transformam o Linkedin em palanque político, veículo para piadas e cartas extensas (o famoso “textão”) que nada tem a ver com o perfil da ferramenta. Já falei isso em outras colunas, artigos e livros: cada ferramenta tem seu perfil e isso deve ser respeitado, com o perigo de ser mal interpretado e até visualizado de maneira risível. Mas, mesmo com todos os alertas, ainda tem gente entrando sem camiseta e de chinelo na reunião de negócios, infelizmente. 

Outro dia vi, inclusive, um advogado colocando, no Linkedin, fotos da viagem de alguns anos passados com o título “TBT de Bons Tempos”. O post era super lindo e fofo, mas a verdade é que o local para colocar isso não é o Linkedin. Me parece, portanto, que esse advogado vai a uma reunião com um cliente prospectivo para falar de negócios e a primeira coisa que faz é sacar um maço de fotos para mostrar as férias para ele. A analogia pode ser exagerada, mas se ele está se mostrando errado nas redes sociais, nada impediria dele se mostrar errado na vida real, tendo em vista que não entendeu COMO deve se portar em determinado ambiente. Um cenário nada profissional, pelo menos na minha opinião. Essa história só reforça então a teoria que a Ariana comenta aqui. Mas será mesmo? O Linkedin vai virar Facebook? Eu particularmente tenho esperanças de que isso não aconteça e que as pessoas entendam que tudo tem seu lugar e formato.   

E já que eu comentei sobre TBT, comento aqui um detalhe que apenas chatos como eu conseguem ver. A expressão "TBT" é uma abreviação para a frase em inglês "throwback thursday". Em tradução livre significa, portanto, "quinta-feira da nostalgia". Então, em que dia da semana esse tipo de postagem deveria ser feita? 

Espero ter ajudado.

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Colunista

Alexandre Motta é consultor e sócio diretor do Grupo Inrise. Com formação e pós-graduação em marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), atuou durante cinco anos em escritório jurídico como responsável pela área de desenvolvimento de negócios e comunicação com clientes. É palestrante oficializado pela OAB (tendo recebido inclusive a Medalha do Mérito Jurídico), escreve artigos de relevância para o mercado atual e é autor dos livros "Marketing Jurídico - Os Dois Lados da Moeda", "O Guia Definitivo do Marketing Jurídico" e "O Novo Marketing Jurídico". Apresenta também o programa de entrevistas Conversa Legal, focado na interatividade dos profissionais do setor jurídico. Desde 2002 mantém, através de sua consultoria, uma clientela de inúmeros escritórios jurídicos sob sua responsabilidade de atuação e crescimento em marketing ético.