A amiga Ariana Consuelo Chaves pergunta: “Alexandre, você já percebeu que o Linkedin está virando Facebook?”
Ariana, obrigado pela pergunta. Pelo seu comentário, imagino que você esteja se referindo a muitas postagens colocadas no Linkedin que acabam não respeitando o foco empresarial e profissional que a rede tem. Se é isso, concordo plenamente. Muitas pessoas não conseguem distinguir uma rede mais aberta à conteúdos pessoais e diversos como o Facebook e transformam o Linkedin em palanque político, veículo para piadas e cartas extensas (o famoso “textão”) que nada tem a ver com o perfil da ferramenta. Já falei isso em outras colunas, artigos e livros: cada ferramenta tem seu perfil e isso deve ser respeitado, com o perigo de ser mal interpretado e até visualizado de maneira risível. Mas, mesmo com todos os alertas, ainda tem gente entrando sem camiseta e de chinelo na reunião de negócios, infelizmente.
Outro dia vi, inclusive, um advogado colocando, no Linkedin, fotos da viagem de alguns anos passados com o título “TBT de Bons Tempos”. O post era super lindo e fofo, mas a verdade é que o local para colocar isso não é o Linkedin. Me parece, portanto, que esse advogado vai a uma reunião com um cliente prospectivo para falar de negócios e a primeira coisa que faz é sacar um maço de fotos para mostrar as férias para ele. A analogia pode ser exagerada, mas se ele está se mostrando errado nas redes sociais, nada impediria dele se mostrar errado na vida real, tendo em vista que não entendeu COMO deve se portar em determinado ambiente. Um cenário nada profissional, pelo menos na minha opinião. Essa história só reforça então a teoria que a Ariana comenta aqui. Mas será mesmo? O Linkedin vai virar Facebook? Eu particularmente tenho esperanças de que isso não aconteça e que as pessoas entendam que tudo tem seu lugar e formato.
E já que eu comentei sobre TBT, comento aqui um detalhe que apenas chatos como eu conseguem ver. A expressão "TBT" é uma abreviação para a frase em inglês "throwback thursday". Em tradução livre significa, portanto, "quinta-feira da nostalgia". Então, em que dia da semana esse tipo de postagem deveria ser feita?
Espero ter ajudado.
Confira toda sexta-feira a coluna "Marketing Jurídico" e envie suas dúvidas sobre marketing jurídico, gestão de escritórios, cotidiano dos advogados empreendedores ou dúvidas gerais sobre o dia a dia jurídico por e-mail (com o título Coluna Marketing Jurídico) que terei um grande prazer em ajudar.
Bom crescimento!