Marketing Jurídico

Too old to marketing

Too old to marketing.

24/7/2020

O amigo Carlos V. Cavazzi pergunta:

"Tenho 63 anos, atuo sozinho e praticamente nunca fiz nenhuma ação de marketing. Gostaria de saber se existe alguma estratégia para vovôs na advocacia kkkkk"

Carlos, obrigado pela consulta. Meu amigo, não existe limite de idade no marketing jurídico. Não se subestime de maneira alguma, pois conheço advogados que só conseguiram sua estabilidade financeira e de marketing depois de muitos anos de tentativas e já em uma idade avançada. Saindo do marketing e entrando em uma esfera mais filosófica, eu diria que a vida é toda sobre evolução e isso necessariamente não tem a ver com idade. Uma pessoa pode passar a vida inteira errando e nos anos finais entender os ensinamentos que lhe foram dados, evoluindo e começando a fazer as coisas da maneira certa. Nunca é tarde para se corrigir e acertar. O importante é evoluir.

Deu para perceber que hoje estou bem filosófico, não?

Mas vamos voltar e trazer toda essa filosofia para a esfera real de marketing.

Sem conhecer muito sobre sua carreira, situação atual, conhecimentos e objetivos, fica bastante difícil traçar qualquer estratégia e planejamento para sua carreira. O que eu posso comentar é que se você pretende ser visto da maneira correta na advocacia terá bastante trabalho a fazer, seja institucionalmente para criar uma imagem adequada e que seja facilmente "comprada" pelo mercado, seja ainda para gerar novos contratos que valham a pena. Hoje existe um mar de advogados que já se encontram bem avançados em termos de marketing e a briga não vai ser fácil.

A boa notícia é que quem quer fazer, faz e não dá desculpa. Se você, independente de idade, quer iniciar sua jornada no caminho do marketing jurídico, vou te indicar alguns artigos para que os primeiros passos sejam trilhados. Eles abordam a marca na advocacia, a evolução tecnológica que o segmento passa, as redes sociais e o mais importante para sua nova empreitada: a diferenciação qualitativa perante seus pares. Aproveite!

Espero ter ajudado.

Confira toda sexta-feira a coluna "Marketing Jurídico" e envie suas dúvidas sobre marketing jurídico, gestão de escritórios, cotidiano dos advogados empreendedores ou dúvidas gerais sobre o dia a dia jurídico por e-mail (com o título Coluna Marketing Jurídico) que terei um grande prazer em ajudar.

Bom crescimento!

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Colunista

Alexandre Motta é consultor e sócio diretor do Grupo Inrise. Com formação e pós-graduação em marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), atuou durante cinco anos em escritório jurídico como responsável pela área de desenvolvimento de negócios e comunicação com clientes. É palestrante oficializado pela OAB (tendo recebido inclusive a Medalha do Mérito Jurídico), escreve artigos de relevância para o mercado atual e é autor dos livros "Marketing Jurídico - Os Dois Lados da Moeda", "O Guia Definitivo do Marketing Jurídico" e "O Novo Marketing Jurídico". Apresenta também o programa de entrevistas Conversa Legal, focado na interatividade dos profissionais do setor jurídico. Desde 2002 mantém, através de sua consultoria, uma clientela de inúmeros escritórios jurídicos sob sua responsabilidade de atuação e crescimento em marketing ético.