Marketing Jurídico

Dando entrevistas

Dando entrevistas.

26/6/2020

A amiga Patrícia Morraine pergunta:

"Vejo toda hora algum advogado dando entrevista nos noticiários. Qual o caminho, quero muito".

Patrícia, obrigado pela pergunta. Vou devolver a você com outra pergunta, que é a base para a resposta: Você tem conteúdo?

Todos os advogados que você viu, vê ou verá na televisão atacaram por um destes dois lados que comento aqui:

Tema diferenciado: que é quando você se posiciona, através de artigos, vídeo-artigos ou outras ferramentas de marketing, como entendedor de determinado tema pontual. Quando este tema estiver em alta para entrevistas, suas chances de ser contatado se intensifica.

Perfil focado: que é quando você projeta sua carreira como pilar de determinada área que, quando de interesse do público geral, te dá chances de ser contatado para entrevistas.

Então, basicamente, você deve se posicionar com conteúdo em cima de um tema específico ou de uma área do Direito que possa abranger casos de interesse do público ativo. Porém, nada disso se sustenta se você não tem conteúdo rico e linguagem direcionada ao público leigo.

Lembre-se que quem busca os advogados e advogadas para fazer as entrevistas são funcionários da emissora, que, como a maioria das pessoas, não conhecem a fundo o mercado jurídico e, portanto, vão pesquisar para verificar qual profissional pode falar sobre determinada pauta importante. Essa pesquisa pode vir de contatos dentro das assessorias de imprensa (outra ferramenta muito interessante para encurtar esse caminho até uma entrevista) ou pelos temas e posicionamentos que você mostra ao mercado.

Não se esqueça que o caminho não é tão rápido e fácil, porém existem diversas pequenas e médias mídias que podem ser acessadas muito mais facilmente, até que aconteça a sua exposição em mídias maiores. E isso é um caminho que poucos advogados exploram. Para você ter ideia, eu mesmo tenho um programa de entrevistas chamado Conversa Legal, que neste ano completa 14 anos de existência. Neste tempo todo, foram pouquíssimos advogados que me contataram querendo aparecer para divulgar seu conteúdo diferenciado. Importante frisar que, assim como diversas outras mídias menores, não existe custo algum envolvido: se você propõe um tema interessante para a sociedade, com um gancho diferenciado, nós simplesmente te colocamos em destaque no programa.

Por outro lado, também existe o advogado que nos liga, quer aparecer e tudo, mas, ao averiguarmos corretamente o tema, percebemos que não existe diferenciação e conteúdo adequado para que seja uma entrevista interessante. Resultado: a entrevista não é aprovada.

Então volto com a pergunta inicial, já esperando que sua resposta, minha amiga, seja sim: Você tem conteúdo?

Espero ter ajudado.

Confira toda sexta-feira a coluna "Marketing Jurídico" e envie suas dúvidas sobre marketing jurídico, gestão de escritórios, cotidiano dos advogados empreendedores ou dúvidas gerais sobre o dia a dia jurídico por e-mail (com o título Coluna Marketing Jurídico) que terei um grande prazer em ajudar.

Bom crescimento!

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Colunista

Alexandre Motta é consultor e sócio diretor do Grupo Inrise. Com formação e pós-graduação em marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), atuou durante cinco anos em escritório jurídico como responsável pela área de desenvolvimento de negócios e comunicação com clientes. É palestrante oficializado pela OAB (tendo recebido inclusive a Medalha do Mérito Jurídico), escreve artigos de relevância para o mercado atual e é autor dos livros "Marketing Jurídico - Os Dois Lados da Moeda", "O Guia Definitivo do Marketing Jurídico" e "O Novo Marketing Jurídico". Apresenta também o programa de entrevistas Conversa Legal, focado na interatividade dos profissionais do setor jurídico. Desde 2002 mantém, através de sua consultoria, uma clientela de inúmeros escritórios jurídicos sob sua responsabilidade de atuação e crescimento em marketing ético.