Marketing Jurídico

Relatório todo mês para cliente?

Relatório todo mês para cliente?

24/4/2020

O amigo Roque Candido questiona:

"Preciso enviar relatórios todo mês para meus clientes mesmo não tendo andamento em seu caso?".

Roque, obrigado pela pergunta. O problema não está em enviar ou não um relatório ao seu cliente, mas sim em mostrar ou não como o escritório está antenado em sua demanda e evolução. Isso significa que não precisa enviar "todo mês", mas sim estar presente na vida do cliente. O pior cenário é quando o cliente fala "faz tanto tempo que não falo com meu advogado que não sei se ele está vivo ou não". Brincadeiras a parte, o cliente cria seu vínculo com o escritório ou advogado quando se sente seguro e confia que seu problema está sendo constantemente vigiado e resolvido.

A premissa básica é: se seu cliente te ligou perguntando como está o processo, você falhou em se antecipar e manter o contato surpreso ao saber que seu advogado está pensando constantemente nele.

Posto isso, crie uma rotina temporal de contatos (sejam telefônicos, via e-mails, via WhatsApp ou através de relatório mesmo) que demonstrem que você está controlando a demanda dele. Mesmo quando não temos nada para falar (em termos processuais), esse contato ainda é obrigatório para quem quer criar vínculo com o cliente (lembrando que cliente com vínculo é cliente fidelizado e propagador de seus trabalhos no mercado). Minha sugestão: um contato a cada 3 meses, se possível. Para andamentos efetivos no processo, obviamente o contato deveria ser imediato.

Um detalhamento que sempre comento referente à qualidade dos contatos que comento acima: todos eles têm que ter relevância e transparência. Seja telefone, e-mail, WhatsApp ou relatório, eles precisam noticiar a situação atual, o que está sendo feito e quais os próximos passos. Não adianta mandar um e-mail falando "tudo sob controle". Isso não significa nada para o cliente. O que ele quer saber é como está o cenário atual do problema dele, quais as opções que o cliente tem e quais os reflexos de cada opção na rotina dele.

Para ajudar, segue um exemplo onde não aconteceu muita coisa na ação do seu cliente (como citado em sua pergunta):

"Prezado XXXX, boa tarde.

Com relação ao (PROBLEMA DO CLIENTE), o cenário parece promissor para termos uma vitória em breve. Apesar de ainda não termos uma evolução efetiva do Judiciário, nossas opções de atuação, se acontecer (COLOCA CENÁRIO 1) são (COLOCA O QUE FAREMOS SE ACONTECER O CENÁRIO 1).

Do mesmo modo, se acontecer (COLOCA CENÁRIO 2), automaticamente faremos (COLOCA O QUE FAREMOS SE ACONTECER O CENÁRIO 2).

Fique, portanto, tranquilo que eu, em nome da equipe XXXXX Advogados, estou pessoalmente acompanhando seu caso e vou posicionando a cada evolução.

Grande abraço."

Você, como cliente, não adoraria receber esse comunicado, antecipadamente e sem pedir? Não geraria confiança em seu advogado?

Pois é.

Então resumindo: não precisa de relatório todo mês, mas precisa contato constante com o cliente. Ah, e não se esqueça que ele não é advogado e, portanto, a linguagem tem que ser facilitadora, não o odiado juridiquês.

Espero ter ajudado.

Confira toda sexta-feira a coluna "Marketing Jurídico" e envie suas dúvidas sobre marketing jurídico, gestão de escritórios, cotidiano dos advogados empreendedores ou dúvidas gerais sobre o dia a dia jurídico por e-mail (com o título Coluna Marketing Jurídico) que terei um grande prazer em ajudar.

Bom crescimento!

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Colunista

Alexandre Motta é consultor e sócio diretor do Grupo Inrise. Com formação e pós-graduação em marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), atuou durante cinco anos em escritório jurídico como responsável pela área de desenvolvimento de negócios e comunicação com clientes. É palestrante oficializado pela OAB (tendo recebido inclusive a Medalha do Mérito Jurídico), escreve artigos de relevância para o mercado atual e é autor dos livros "Marketing Jurídico - Os Dois Lados da Moeda", "O Guia Definitivo do Marketing Jurídico" e "O Novo Marketing Jurídico". Apresenta também o programa de entrevistas Conversa Legal, focado na interatividade dos profissionais do setor jurídico. Desde 2002 mantém, através de sua consultoria, uma clientela de inúmeros escritórios jurídicos sob sua responsabilidade de atuação e crescimento em marketing ético.