Marketing Jurídico

Diários de uma falência

Diários de uma falência.

17/4/2020

A amiga Tamara Junqueira pergunta:

"Como "combater" sócios sem visão, sendo minoritária?"

Tamara, obrigado pela pergunta. Realmente essa é uma questão preocupante e complicada, o que brincamos ser uma "sinuca de bico". Por um lado, você está crescendo no escritório e subiu ao posto de sócia minoritária (acredito que talvez essa seja sua história, como muitas que já vi), o que te faz grata e esperançosa por alçar novos voos no escritório. Por outro, você vê oportunidades evolutivas passarem pelas mãos dos sócios sem aproveitamento. Sinuca de bico.

Minha experiência diz que nunca nenhuma situação é igual a outra e, portanto, vou colocar alguns elementos aqui e você verifica se "encaixam" em sua realidade.

O primeiro ponto é verificar se os sócios majoritários estão na mesma direção que seus sonhos. Por muitas vezes os sócios, geralmente quando tem idade mais avançada, querem apenas manter o escritório como está, sem crescimentos, maiores esforços e dores de cabeça. Eles estão apenas "levando" o escritório até uma real aposentadoria e realmente não vão se empenhar para mudanças e avanços.

Nesse caso, o ideal é tentar entender se existirá uma sucessão do escritório para os minoritários quando os mesmos se aposentarem e, em posse dessa informação, verificar se você quer investir nessa ideia e ser a nova sócia futuramente, com maior poder e possibilidade de avançar na direção que você escolherá. Se esperar não é a sua praia, então está na hora de investir em seu próprio escritório e fazer a coisa realmente acontecer. Seja sua própria chefe.

Agora, se você sente que os majoritários estão com os mesmos objetivos que você, é preciso entender a razão porque eles estão deixando passar as oportunidades. Por experiência própria, muitas vezes é apenas desconhecimento do que pode acontecer, para o lado bom (os resultados financeiros efetivos de um investimento focado) ou ruim (os acontecimentos que poderão ocorrer pela falta de evolução correta) que impede o avanço. Com posse destas informações, agora é hora de instruir, exemplificar amplamente e usar todo seu charme e poder de convencimento para tentar trazê-los para o seu nível de entendimento de como os sócios deveriam perseguir seus objetivos. É um trabalho intenso, mas se você usar referências reais de outros escritórios que trilharam o mesmo caminho, isso poderá ficar mais fácil.

Porém, fica aqui o alerta: não fique no meio. Te mostrei dois caminhos para chegar aos seus objetivos. Siga um ou outro, mas não fique no meio, no limbo, sem ação. A razão? Coloco aqui abaixo a evolução de uma conversa prospectiva entre Inrise e um escritório (exemplo tirado diretamente de nosso CRM):

Repetindo: não fique no meio do caminho. Vá para um lado ou para outro. Como diria uma colaboradora minha: "ou é quente ou é frio. Morno não serve nem pra fazer chá".

Espero ter ajudado.

Confira toda sexta-feira a coluna "Marketing Jurídico" e envie suas dúvidas sobre marketing jurídico, gestão de escritórios, cotidiano dos advogados empreendedores ou dúvidas gerais sobre o dia a dia jurídico por e-mail (com o título Coluna Marketing Jurídico) que terei um grande prazer em ajudar.

Bom crescimento!

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Colunista

Alexandre Motta é consultor e sócio diretor do Grupo Inrise. Com formação e pós-graduação em marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), atuou durante cinco anos em escritório jurídico como responsável pela área de desenvolvimento de negócios e comunicação com clientes. É palestrante oficializado pela OAB (tendo recebido inclusive a Medalha do Mérito Jurídico), escreve artigos de relevância para o mercado atual e é autor dos livros "Marketing Jurídico - Os Dois Lados da Moeda", "O Guia Definitivo do Marketing Jurídico" e "O Novo Marketing Jurídico". Apresenta também o programa de entrevistas Conversa Legal, focado na interatividade dos profissionais do setor jurídico. Desde 2002 mantém, através de sua consultoria, uma clientela de inúmeros escritórios jurídicos sob sua responsabilidade de atuação e crescimento em marketing ético.