O amigo Jonas Paulo Salim pergunta:
"Outro dia ouvi e gostei de um slogan para um escritório de advocacia. Nunca tinha ouvido. Isso é comum nos escritórios?"
Jonas, obrigado pela pergunta. Minha resposta é muito simples: Por que não? Se isso não confronta o Código de Ética e é um forte indício de que o escritório, como um todo, está indo em uma única direção, por que não?
Obviamente, e assim como tudo que permeia o marketing na advocacia, esse detalhe institucional deveria ser baseado na realidade e na discrição do escritório. Isso significa dizer que um slogan deveria transformar em palavras o que está no DNA do escritório e de seus sócios, sem enfeites e ilusões, além de iluminar o caminho de todos os colaboradores que acreditam na banca.
Um bom slogan traz à advocacia um "grito de guerra" que pode unificar ideais, pensamentos e o caminho único a ser seguido por todos.
E vale reforçar o já dito: ter um slogan é colocar em palavras o sentimento de propósito do escritório e não uma possibilidade de "vender" o escritório. Posto isso, não entenda como slogan algo como os hipotéticos "resultados mais rápidos só aqui em nossa banca" ou "temos um jeitinho especial de ganhar sua causa". Isso é querer vender o escritório (proibidíssimo pelo Código) e não mostrar do que você é feito. Cuidado.
Mas e o que seriam alguns slogans condizentes com o código e que são interessantes? Separei alguns para entendimento do leitor:
-
"O erro não passa pela porta de entrada" (focado na qualidade dos serviços)
-
"Ser referência no mercado é para os conscientes da excelência do trabalho cotidiano" (focado na missão/visão do escritório)
-
"Aqui a essência do escritório é o cliente" (focado no cliente)
E como tudo que é bom eu implemento em minhas empresas, termino a coluna de hoje colocando os slogans que há anos nos acompanham:
-
"Faça Direito. Diferencie-se. Atue Marketing Jurídico" (Inrise Consultoria em Marketing Jurídico)
-
"Por Resultado. Para Resultado" (Inrise Recrutamento Jurídico)
Espero ter ajudado.
Confira toda sexta-feira a coluna "Marketing Jurídico" e envie suas dúvidas sobre marketing jurídico, gestão de escritórios, cotidiano dos advogados empreendedores ou dúvidas gerais sobre o dia a dia jurídico por e-mail (com o título Coluna Marketing Jurídico) que terei um grande prazer em ajudar.
Bom crescimento!