Marketing Jurídico

Personal organizer

Personal organizer.

25/10/2019

A amiga Débora Félix pergunta:

"Olá Alexandre, me chamo Débora, sou personal organizer e atualmente comecei parcerias com algumas empresas em minha cidade (Americana/SP). Acredita que eu possa incluir o marketing jurídico em meus serviços para futuramente atuar com grandes escritórios?"

Débora, obrigado pela pergunta. Sendo bem sincero, eu não sabia exatamente o que era personal organizer até receber sua pergunta, mas como o amigo Google está aí para nos ajudar, dei uma pesquisada e voilá, agora sei o que uma personal organizer pode fazer. Para os que não querem pesquisar, seguem abaixo algumas características tiradas da internet.

Uma Personal Organizer avalia a pessoa ou empresa, sua rotina, seu ambiente, identifica o problema e, com foco em objetivos como bem-estar e otimização de tempo e espaço, aplica soluções personalizadas pra bagunça não voltar. O serviço de uma Personal Organizer pode ser aplicado nos mais diversos ambientes e para diversas finalidades:

Pelo que entendi de sua pergunta, sua ideia seria agregar escritórios jurídicos (e por consequência seus sócios) em seu mapeamento de futuros clientes, certo? Eu particularmente acho que o casamento é válido, em especial em pequenos escritórios que tem uma tendência grande de não ter rotinas definidas e nem fluxo de trabalho pontuados.

O que não falta nos escritórios, hoje em dia, são itens para serem organizados, isso eu te garanto.

O grande escritório geralmente já tem maior organização ou pessoas internas cujas funções são exatamente organizar o fluxo (ou outras ações de sua competência) de maneira adequada. Mas isso não impede de que você também possa entrar em alguns deles com sua expertise.

Cuidado apenas para que uma simples organização não se transforme em uma consultoria em gestão interna, o que demandaria diversos outros enfoques que acredito que apenas profissionais voltados ao trabalho constante com o setor jurídico tem. O mundo jurídico, seja para o bem, seja para o mal, tem características que nenhum outro setor tem, portanto apenas pessoas vinculadas e com conhecimento interno consegue ajudar de maneira mais focada os profissionais em seus problemas.

Boa sorte no empreendimento!

Espero ter ajudado.

Confira toda sexta-feira a coluna "Marketing Jurídico" e envie suas dúvidas sobre marketing jurídico, gestão de escritórios, cotidiano dos advogados empreendedores ou dúvidas gerais sobre o dia a dia jurídico por e-mail (com o título Coluna Marketing Jurídico) que terei um grande prazer em ajudar.

Bom crescimento!

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Colunista

Alexandre Motta é consultor e sócio diretor do Grupo Inrise. Com formação e pós-graduação em marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), atuou durante cinco anos em escritório jurídico como responsável pela área de desenvolvimento de negócios e comunicação com clientes. É palestrante oficializado pela OAB (tendo recebido inclusive a Medalha do Mérito Jurídico), escreve artigos de relevância para o mercado atual e é autor dos livros "Marketing Jurídico - Os Dois Lados da Moeda", "O Guia Definitivo do Marketing Jurídico" e "O Novo Marketing Jurídico". Apresenta também o programa de entrevistas Conversa Legal, focado na interatividade dos profissionais do setor jurídico. Desde 2002 mantém, através de sua consultoria, uma clientela de inúmeros escritórios jurídicos sob sua responsabilidade de atuação e crescimento em marketing ético.