O amigo Giovanne Vargas pergunta:
"Estou abrindo um escritório com meus colegas de faculdade, gostaria de saber se é possível fazer a divulgação somente pelo YouTube?"
Giovanne, obrigado pela pergunta. A resposta mais simples é: não, de maneira alguma. A mais explicativa é a seguinte: redes sociais são uma das diversas ferramentas que podem ser trabalhadas na advocacia. Apesar de muito importantes, são uma fração das possibilidades que deveriam ser operacionalizadas para o resultado mais conciso e rápido em um planejamento de marketing jurídico. Usar apenas o marketing digital em uma estrutura racional de evolução é um erro que se torna cada vez mais clássico no dia a dia do advogado pouco instruído. O resultado sempre vai vir do entrosamento entre ações online e offline, onde uma ajuda a outra a ter maior e melhor consistência.
Aqui, na verdade, além de propor o uso apenas de uma ação online, você ainda restringiu para uma única rede social, fragmentando ainda mais a aculturação do mercado com seu potencial.
Apesar do Youtube ser uma das mais importantes redes sociais do mundo – e com certeza você e seus sócios deveriam estar contribuindo com suas opiniões e vídeo-artigos lá – usar apenas uma das redes sociais acaba sendo um grande erro por si só. Use moderadamente o Youtube, mas também se comunique com o mercado através de Facebook, Linkedin, Instagram e Twitter, se for o caso do seu perfil. Quanto mais pessoas tiverem acesso ao seu conteúdo – que tenho certeza vai ser de excelência – melhor para solidificação da sua imagem no mercado.
Então, voltando a resposta mais simples à sua pergunta: divulgação apenas pelo Youtube? Não, de maneira alguma.
Espero ter ajudado.
Confira toda sexta-feira a coluna "Marketing Jurídico" e envie suas dúvidas sobre marketing jurídico, gestão de escritórios, cotidiano dos advogados empreendedores ou dúvidas gerais sobre o dia a dia jurídico por e-mail (com o título Coluna Marketing Jurídico) que terei um grande prazer em ajudar.
Bom crescimento!