A amiga Luciana Fortino pergunta:
"Alexandre, estou no 5º semestre de Direito, ainda não tive nenhuma matéria onde falasse sobre o marketing jurídico e aparentemente não consta em minha grade. Teria alguma indicação para que eu tenha mais acesso a esse conteúdo?".
Luciana, obrigado pela pergunta. Realmente hoje nas faculdades o ensino sobre o real marketing jurídico, por mais incrível que pareça, ainda não foi pautado. É bastante comum o advogado sair da faculdade e entender que aprendeu a fazer Direito, mas não a administrar uma carreira ou o seu próprio escritório.
Posto isso, a verdade é que fica a cargo do próprio advogado se auto instruir com relação a assuntos sobre administração, marketing jurídico, recrutamento e finanças, entre outras matérias necessárias para uma evolução correta de um escritório.
Mas não se desespere. A boa notícia é que existem diversos e diversos materiais referentes a estas áreas, em especial marketing jurídico. Livros, e-books, palestras presenciais e online, artigos, vídeo-artigos, entrevistas e cursos complementares com os mais variados tempos de duração, entre outros. Esta própria coluna do Migalhas foi desenhada para levar informação de marketing jurídico a qualquer advogado que procure evoluir. Então, apesar de que eu particularmente acho que marketing jurídico deveria estar na grade de formação do advogado nas faculdades, o que não faltam são informações disponibilizadas para "complementar" seu amadurecimento como advogada moderna, seja em formato pago ou gratuito. Cabe agora você correr atrás. O amigo Google está aí para isso. Digite "livro marketing jurídico", "artigo marketing jurídico" ou simplesmente "marketing jurídico" e explore todos os caminhos apresentados.
Mas fica aqui a minha dica e aviso: antes de assumir o novo ensinamento como verdadeiro, verifique a carreira de quem escreveu. Existem, infelizmente, diversos "autores" de textos que nunca efetivamente aplicaram o marketing jurídico na prática. Como sempre falo, não acredite em tudo que possa ler na internet. Tem muita besteira sem fundamento sendo vendida como "solução rápida e ideal". Investigue quem escreveu e converse com as pessoas que efetivamente usaram os ensinamentos e conseguiram conquistar algo. A regra é simples: só ensina quem criou ou domina uma matéria na prática, nunca apenas na teoria.
Espero ter ajudado.
Confira toda sexta-feira a coluna "Marketing Jurídico" e envie suas dúvidas sobre marketing jurídico, gestão de escritórios, cotidiano dos advogados empreendedores ou dúvidas gerais sobre o dia a dia jurídico por e-mail (com o título Coluna Marketing Jurídico) que terei um grande prazer em ajudar.
Bom crescimento!