Marketing Jurídico

Marketing jurídico para o profissional de marketing jurídico

Marketing jurídico para o profissional de marketing jurídico.

14/6/2019

Nosso amigo Rafael comenta:

"Me chamo Rafael Massaki Higa e entrei recentemente em um escritório de advocacia em Campo Grande/MS, sou estudante de Publicidade e Propaganda, e estou encontrando dificuldades quanto ao assunto focado em Marketing Jurídico, pesquisei alguns cursos online sobre o assunto, porém gostaria de uma opinião mais concisa. Os cursos de MKT Jurídico encontrados na internet podem realmente me ajudar com o serviço que vou prestar no escritório, ou me focar mais em estudos de marketing em geral são mais eficazes? Existe algum passo que você pode auxiliar pra quem está entrando no ramo? Qual dos dois livros do senhor seria melhor indicado para quem está no início?"

Rafael, obrigado pela pergunta. Em primeiro lugar é importante frisar que conhecimento, seja através de cursos, livros ou estudo nunca é e nunca vai ser item a ser dispensado do profissional de excelência. Mas entrando no mérito da sua pergunta, instruir um escritório em uma caminhada ao marketing jurídico é realmente uma tarefa para poucos. E para isso acredito que as respostas às suas questões não são excludentes. Na verdade, a resposta ideal é a combinação de todos os itens citados por você.

Se por um lado estudar marketing em sua forma geral é importantíssimo para construir uma base real de entendimento de importância, técnicas e objetivos, talvez um curso de marketing jurídico focado traga nuances que apenas são relevantes na advocacia atual. Você parte, portanto, do geral para o específico, o que é perfeito. Entende o contexto geral e depois parte para os detalhamentos.

E não para por aí. Depois disso parte então para o aprimoramento dos detalhes, que são as leituras específicas de livros sobre o assunto. Hoje existem dezenas de livros (e aqui incluo "O Guia Definitivo do Marketing Jurídico" de minha autoria, respondendo sua pergunta inicial) que podem elucidar diversos entendimentos de como um escritório deveria se portar e quais as ações específicas deveriam ser colocadas em prática. Opções não faltam. Digite "livro marketing jurídico" no Google e veja a mágica acontecer.

Baseado nisso, o que eu faria se eu fosse você? Iniciaria pelo básico que são as leituras do Código de Ética da Advocacia e do Provimento 94/2000. Todo profissional que se preza nesse setor tem esses dois itens como guias mestras de atuação. Depois disso, paralelamente aos estudos de marketing como um todo (ponto negativo se você não sabe quem são Kotler e Sun Tzu), escolheria um bom curso completo online (por "bom" eu quero dizer que o professor tem que ter experiência prática no assunto e por "completo" eu quero dizer que seja um curso que mostre todos os ângulos do marketing jurídico, não apenas o digital como muitos enganam hoje), complementaria assistindo pelos menos 3 palestras presenciais de marketing jurídico de consultores diferentes e terminaria com a leitura de, pelo menos, 5 livros de marketing jurídico focado.

Se cansou de ter que fazer tudo isso? Tenho más notícias para você. Isso é só o embasamento teórico da coisa. Agora você terá que avaliar pontualmente seu escritório e criar uma estratégia condizente com a realidade e objetivos. É aí que entra seu feeling como profissional, pois nenhum escritório é igual ao outro e cada estratégia tem uma pegada diferente baseada em perfil dos sócios, perfil da banca, áreas de atuação, diferenciais, nichos prospectivos e amplitude geográfica. É o teórico colocado agora na prática real. E para isso não existe fórmula alguma.

Aperte o cinto pois a jornada vai ser turbulenta, cansativa, cheia de altos e baixos, erros e acertos e, por fim, muito, muito aprendizado. Bem-vindo ao marketing jurídico na prática. Se precisar estarei aqui para ajudar.

Confira toda sexta-feira a coluna "Marketing Jurídico" e envie suas dúvidas sobre marketing jurídico, gestão de escritórios, cotidiano dos advogados empreendedores ou dúvidas gerais sobre o dia a dia jurídico por e-mail (com o título Coluna Marketing Jurídico) que terei um grande prazer em ajudar.

Bom crescimento!

 
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Colunista

Alexandre Motta é consultor e sócio diretor do Grupo Inrise. Com formação e pós-graduação em marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), atuou durante cinco anos em escritório jurídico como responsável pela área de desenvolvimento de negócios e comunicação com clientes. É palestrante oficializado pela OAB (tendo recebido inclusive a Medalha do Mérito Jurídico), escreve artigos de relevância para o mercado atual e é autor dos livros "Marketing Jurídico - Os Dois Lados da Moeda", "O Guia Definitivo do Marketing Jurídico" e "O Novo Marketing Jurídico". Apresenta também o programa de entrevistas Conversa Legal, focado na interatividade dos profissionais do setor jurídico. Desde 2002 mantém, através de sua consultoria, uma clientela de inúmeros escritórios jurídicos sob sua responsabilidade de atuação e crescimento em marketing ético.