A Previdência Brasileira Comentada
Editora: Campus Elsevier - Campus Jurídico
Autor: Sérgio Alexandre Camargo
Páginas: 159
Organizadas em 11 capítulos distintos, começando pelo histórico, passando pela manutenção e perda da capacidade de segurado, discorrendo sobre os benefícios, definindo salário de contribuição e renda mensal, tratando dos crimes contra a seguridade social, as 125 questões encartadas na obra delineiam o painel da Seguridade Social no Brasil.
Desde os primeiros diplomas legislativos preocupados com os infortúnios do trabalho – a emblemática Lei Eloy Chaves, Decreto Legislativo promulgado em 1923, destinado a amparar os trabalhadores ferroviários – até as inúmeras reformas por que passou o sistema previdenciário brasileiro nas duas últimas décadas, o estudante testará seus conhecimentos sobre o tema de maneira eficaz. Cada alternativa dos testes de múltipla escolha é comentada e remetida à legislação pertinente. Despiciendo, talvez, dizer que todas as questões foram extraídas de concursos públicos recentes, acrescentando aos benefícios do modelo de estudo proposto a vantagem de mapear as tendências momentâneas dos examinadores.
O título integra a coleção "Questões", biblioteca que ostenta o selo "Campus concursos", o que denota direcionamento inequívoco. Sim, é o momento de revisar os marcos históricos da seguridade no Brasil, repassar conceitos, conferir métodos de cálculo dos benefícios, relembrar alíquotas. Mas a obra permite mais. Consolidar conhecimentos anteriormente amealhados é também ordená-los, momento em que a reflexão exsurge. Descerrar esta coletânea de questões é, também, acompanhar o fluxo e refluxo das idéias de um Estado Social no Brasil.
_______________
Luiz Antonio Vieira, advogado da Votorantim Cimentos, de São Paulo/SP
___________
__________________