A Nova Execução de Títulos Extrajudiciais
Editora: Campus-Elsevier - Campus Jurídico
Coordenador: Luís Fernando de Lima Carvalho
Páginas: 216
"O escopo do presente trabalho é a análise, objetiva, porém fundamentada, dos principais pontos da alteração legislativa que trouxe ao ordenamento jurídico-processual brasileiro novos procedimentos para a execução fundada em títulos extrajudiciais.
A alteração prescrita na Lei nº 11.382/2006 (clique aqui), faz parte da denominada "Nova Reforma do Código de Processo Civil". O conjunto de leis de caráter modificativo surgiu, com maior intensidade, praticamente na metade da década de 1990. Leis datadas a partir de 1994 implicaram, ao Direito Processual Civil, a prática e a adoção de novos procedimentos, os quais àquela época já visavam, dentre outros escopos, à busca da celeridade e da economia processual. Ações e medidas foram criadas para que a tutela jurisdicional do Estado pudesse ser prestada com maior efetividade e, assim, realmente atingir as pretensões do agente tutelado.
(...)
Esta obra é fruto do trabalho de profissionais em pleno exercício da advocacia - integrantes e ex-integrantes da Comissão dos Novos Advogados do Instituto dos Advogados de São Paulo - , que se preocuparam, e se preocupam, em pesquisar e alcançar idéias finais acerca de temas que trouxeram novidades ao exercício de sua atividade.
Enfim, a dedicada pesquisa dos autores é nesta obra apresentada para que os leitores possam, em vista de suas conclusões, tecer análises de forma a complementá-las, apoiá-las, ou mesmo reformá-las; ou seja, é exposta para que gere e instigue a manifestação dos operadores e estudiosos do Direito, fato este que, em verdade, é o intuito principal dos autores." Luís Fernando de Lima Carvalho, coordenador da obra.
_______________
Mikael Martins de Lima, advogado do escritório Seleme, Lara, Coelho & Gomm Santos Advogados Associados.
__________________
__________________