Editora: Lex
Autor: Alexandre Macedônia
Páginas: 156
A obra está organizada sob quatro grandes temas: gestão de pessoas; planejamento e controles financeiros; marketing e novos negócios; gestão empreendedora na advocacia.
Na primeira parte, interessa ao gestor de um escritório de advocacia sobretudo conhecer o "comportamento organizacional" do escritório, meta que pode ser atingida a partir da identificação de alguns procedimentos internos, todos listados e comentados pelo autor: métodos de tomada de decisões (se autoritário ou mais descentralizado); maneira pela qual as informações internas são transmitidas e percebidas; qualidade do relacionamento entre os colaboradores e funcionários; métodos de motivação e avaliação utilizados. Para completar o mapeamento do ambiente resta então conhecer os critérios utilizados para estabelecimento de equipe, desde contratações a demissões, passando pelas definições de cargos, carreiras e remunerações.
O segundo capítulo visa a apresentar ao leitor os principais modelos i) de planejamento financeiro e ii) de análise de resultados para escritórios de advocacia, trabalhando conceitos como análise e gerenciamento dos custos; projeção e controle do fluxo de caixa; planejamento de investimentos. Ao final, um caso fictício de um escritório que precisou adequar-se aos controles propostos permite ao leitor visualizar os ganhos efetivos com a adoção dos procedimentos.
Sobre o marketing em escritórios de advocacia o autor sintetiza-o na necessidade de "maximizar a qualidade e a quantidade de contatos com o cliente", que devem ter oportunidade de avaliar os serviços contratados, que por sua vez devem, no mínimo, manter a expectativa do momento da contratação. Isso porque, de acordo com o ponto de vista esposado, a busca da satisfação do cliente já conquistado é a melhor estratégia de marketing para um escritório de advocacia, pois o cliente transformar-se-á em indicador dos serviços.
No último capítulo o autor aplica os conceitos de gestão empreendedora para as especificidades do escritório de advocacia, apresentando os diferentes tipos de empreendedores e sua melhor identificação com o perfil do escritório. Aponta a necessidade de identificação de oportunidades de mercado e volta a frisar o planejamento estruturado.
Em texto simples, direto, quase um roteiro, o autor apresenta conceitos e aponta suas principais vantagens, disponibilizando ferramentas e possibilidades. Em um mercado altamente competitivo e especializado, são lições pertinentes.
Sobre o autor :
Alexandre Macedônia é mestre em Administração pela UniMeP; especialista em Gestão Empresarial pela Fasb e graduado em Comunicação Social pela Unisinos. É professor universitário e consultor empresarial.
_________
Ganhador :
Rodrigo Espéria Coutinho, de São Borja/RS