Latinório

Importância do Latim

4/7/2006

O latim (do Latium, nome antigo da região em que está situada Roma) foi a língua falada na antiguidade pelos romanos. Roma foi fundada no século VIII antes de Cristo e tornou-se a capital do maior império da antiguidade.

Do latim derivaram diversas línguas neolatinas, como: o português, o espanhol, o italiano e o francês. Falava-se o latim na Europa ocidental até meados da Idade Média, permanecendo ainda alguns séculos como língua erudita, usado pelos escritores e cientistas. Hoje em dia é língua morta. É empregada, contudo, no culto e nos documentos oficiais da Igreja Católica Romana, servindo ainda para as denominações científicas na química, botânica, medicina, etc..

A importância do estudo do latim funda-se na importância histórica dessa língua que foi o veículo de quase toda a nossa cultura tradicional. Para nós, em particular, esse estudo, quando bem feito, tem grande vantagem de permitir-nos um conhecimento muito mais sólido do vernáculo.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Colunista

Silvio Teixeira Moreira foi desembargador do TJ/RJ, ex-promotor de Justiça do MP/SP, ex-professor de Latim e advogado criminal.