As commodities estão sempre nas notícias de economia ou de finanças. O Ibovespa caiu ou subiu por causa das commodities; 65% das exportações brasileiras são de commodities… Mas o que são elas? E por que têm tanto impacto na economia?
Commodity é um produto de origem primária, uma matéria-prima básica comercializada em bolsas de valores no mundo todo. Pode ser soft – consumido ou comercializado como matéria-prima – ou hard – matéria-prima ou recurso natural que pode ser extraído ou minerado. E pode estar entre as seguintes categorias: financeiro, energético, agrícola, ambiental, mineral ou químico.
Geralmente são produtos pouco processados e usados posteriormente na produção de mercadorias de maior valor agregado. Na prática, entre as commodities brasileiras presentes na B3 estão carne, açúcar, café, etanol, milho, ouro e soja. Outras incluem petróleo e carvão vegetal, por exemplo.
Por ser composto de insumos de grande valor comercial e estratégico, esse mercado é a base da economia global. E como são provisões que variam pouco de um produtor para o outro, os preços são determinados por oferta e demanda nas bolsas de valores. Portanto, sofrem grande variação.
Essas oscilações, por sua vez, influenciam outros setores da economia. As indústrias e o comércio recebem mercadorias mais caras ou mais baratas, e isso afeta seus preços repassados ao consumidor. Isso pode acontecer devido a questões internas e locais, bem como às globais.
Oportunidades
Enquanto esse sistema pode trazer instabilidade aos mercados, é nessa flutuação que estão boas oportunidades de investimento. Uma delas é o Índice Teva Ações Commodities Brasil, criado pela Teva Índices.
Ele representa o desempenho médio das ações de empresas produtoras e exportadoras de commodities negociadas na B3. Ele considera a variação dos preços das ações e também as distribuições de proventos realizadas ao longo do tempo.
As companhias que compõem o índice estão ligadas à produção de alimentos de carnes e derivados, papel e celulose, mineração e metalurgia, açúcar e álcool, extração de petróleo e produção agrícola. Estima-se que estes setores cobrem cerca de 97% da cesta de exportações de commodities brasileiras.
Por meio do ETF Commodities do BTG Pactual (CMDB11), é possível investir em todas essas empresas de uma vez. Ele replica o Índice Teva Ações Commodities Brasil e foi o primeiro fundo de índice de ações de commodities do país, lançado no fim de 2021. Trata-se de uma alternativa doméstica para diversificar os investimentos, apostando em um setor atrelado à economia global, com receita dolarizada.
Quer saber mais? Conheça o ETF do BTG Pactual e fique por dentro do mundo das commodities.
__________
Oferecimento BTG Pactual.