Quando você pensa em aposentadoria ou independência financeira, o que imagina? Uma casa na praia, menos preocupações com as contas e mais tempo com a sua família?
Apesar dos conceitos e da percepção serem próximos, existem diferenças. Você pode alcançar a independência financeira sem estar aposentado e estar aposentado sem ter alcançado a independência financeira.
A independência financeira é quando você pode manter o seu estilo de vida independentemente de trabalhar ou não, e as suas despesas são cobertas pelo rendimento do seu patrimônio. Você pode ter diferentes fontes de renda, como empresas ou sociedades; ou viver dos dividendos e lucros dos seus investimentos em diferentes classes de ativos, como uma carteira focada em dividendos.
Agora, quando pensamos em benefícios como a aposentadoria do INSS ou do fundo de pensão como servidor público, parar de trabalhar e acessar os direitos citamos anteriormente, você está efetivamente planejando a sua aposentadoria.
Caso você tenha direito a uma aposentadoria do INSS maior que o salário mínimo, e essa renda cubra suas despesas mensais, este cenário também não é sinal de conforto. Infelizmente, os benefícios superiores ao salário mínimo sempre terão um reajuste menor em relação ao piso previdenciário, pois seguem reajustes distintos.
Leia também: 5 dicas para você alcançar a liberdade financeira
Em conclusão, a aposentadoria remete ao fato de se afastar do serviço ativo (preferencialmente com alguma renda) e a independência financeira é o objetivo de criar uma renda passiva suficiente, isto é, uma renda oriunda de seus investimentos e não da sua atividade profissional, e que seja capaz de manter o estilo de vida que você construiu até então.
__________
Oferecimento BTG Pactual digital