Ao longo da história, a humanidade sofreu com o impacto das crises relacionadas à economia. Os maiores problemas que ocorreram nesse sentido foram responsáveis por moldar a sociedade e a forma como os países reagem diante de determinadas situações.
É preciso deixar claro que as crises econômicas sempre existiram. Por melhor que esteja a conjuntura financeira mundial, elas sempre voltarão a acontecer, das mais diversas maneiras. Afinal, a economia é cíclica.
Mesmo que os problemas surjam a partir de alterações que resultam em desequilíbrio na sociedade, a situação tende a melhorar no longo prazo. Com isso, é possível aprender com os acontecimentos históricos.
Apesar de todos os problemas que podem surgir, o mercado acionário tende sempre a estar melhor do que em momentos anteriores. Mesmo que existam crises longas – que duram até mais de 10 anos, no longo prazo é esperado o crescimento dos investimentos.
Assim, muitas vezes, o investidor fica cauteloso demais por pensar que hoje os cenários políticos e econômicos não estão como ele gostaria. Mas, no longo prazo, os problemas tendem a ficar no passado e a bolsa de valores tende a continuar subindo.
É preciso entender que ao investir com foco no longo prazo, acreditamos que a civilização no geral continuará progredindo. A geração de riqueza ao longo das gerações faz com que a tendência de crescimento exista.
Logo, os investimentos de longo prazo tendem a continuar valorizando. Por mais que a sociedade tenha questões de crises momentâneas, por exemplo, o ato de investir com foco no longo prazo é muito coerente com quem espera que a própria humanidade continue evoluindo.
A evolução traz inovações, que resultam em novas maneiras de ter custos mais baixos. Consequentemente, é possível ter produtos mais acessíveis e mais geração de riqueza. Com isso, também observamos que a qualidade de vida das pessoas melhora década após década.
O cenário é uma demonstração de que a humanidade segue evoluindo, de modo geral. Muitas vezes, as pessoas têm uma visão muito negativa dos investimentos porque tendem a focar nas crises. Contudo, na visão ampla, momentos pontuais não interessam tanto.
Afinal, no longo prazo, as relações seguem melhorando, mesmo que ainda existam conflitos a serem resolvidos. Significa que, ao olhar para um horizonte de décadas, você verá resultados de valorização nas bolsas de valores.