Se você acompanha notícias em portais financeiros, já deve ter percebido que os investimentos estão em destaque nos noticiários.
Cada vez mais cresce o interesse dos brasileiros em finanças e investimentos. Segundo os dados da B3, uma das empresas de infraestrutura do mercado financeiro do mundo, o número de CPFs cadastrados na bolsa de valores já passou de 1 milhão e 300 mil pessoas em 2019.
Apesar do cenário animador, muitas pessoas continuam deixando dinheiro apenas na poupança. Uma das principais objeções para investir é baseada em conversas entre familiares que não compreendem o mercado financeiro e acabam criando ideias negativas sobre os outros tipos de investimento.
Dizem que você deve pagar taxas muito altas, que é muito arriscado ou que não há nenhuma garantia sobre nada do que acontece com seu dinheiro ao investir.
O Tesouro Direto, por exemplo, é um dos investimentos mais seguros disponíveis para qualquer cidadão brasileiro. Basicamente, investir no Tesouro Direto é emprestar dinheiro para o governo – a instituição menos provável de dar calote. A rentabilidade é 100% da Taxa SELIC e você pode sacar o dinheiro a qualquer momento. No BTG Pactual digital, é possível retirar o dinheiro se o pedido for solicitado até às 15h30.
Outra oportunidade para o investidor que está começando e está em busca de mais segurança é o Certificado de Depósito Bancário (CDB). Diferente do Tesouro Direto, ao comprar um título de CDB você empresta dinheiro para uma instituição financeira e recebe, num prazo determinado, o valor corrigido no futuro. Este tipo de investimento é protegido pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito) que protege investimentos de até 250 mil reais.
Uma das melhores formas para você controlar os riscos é diversificar em mais de um produto de investimento – dividindo o seu patrimônio entre produtos diferentes, diminuindo consideravelmente o seu risco.
Se você quer começar sua jornada, conte com o BTG Pactual digital. Abra sua conta gratuitamente.