Gramatigalhas

Evolução favorável?

Confira o texto "Evolução favorável?"

9/1/2008

O leitor André Lopes Martins envia-nos a seguinte mensagem:

 

"Prezado Dr. José Maria da Costa, é redundância dizer 'evolução favorável', ou 'evoluir positivamente'? A palavra 'evolução' já guarda em si mesma o sentido de algo positivo, bom, para frente? É possível 'evoluir negativamente'? Um abraço do Gramatigalheiro."

 

Evolução favorável?

 

1) Em evolução e evoluir, está presente a idéia de uma transformação gradual de um quadro para outro.

 

2) Em termos de análise valorativa ou de conteúdo axiológico, o ponto para o qual se evolui tanto pode ser melhor quanto pode ser pior que o anterior, e o que importa é que tenha havido mudança de um estado anterior para um outro posterior.

 

3) Veja-se um exemplo prático: o quadro de um paciente internado em hospital, se não se acha estável, encontra-se em evolução, quer esteja o doente melhorando, quer esteja piorando. Assim, o resultado final dessa evolução tanto pode ser positivo, culminando com a convalescença, como pode ser negativo, desaguando em óbito.

 

4) Bem por isso, pode-se dizer que estão corretas todas as seguintes expressões:

I) – evolução favorável;

 

II) – evolução desfavorável;

 

III) – evoluir positivamente;

 

IV) – evoluir negativamente.

______

 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Colunista

José Maria da Costa é graduado em Direito, Letras e Pedagogia. Primeiro colocado no concurso de ingresso da Magistratura paulista. Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Ex-Professor de Língua Latina, de Português do Curso Anglo-Latino de São Paulo, de Linguagem Forense na Escola Paulista de Magistratura, de Direito Civil na Universidade de Ribeirão Preto e na ESA da OAB/SP. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas. Sócio-fundador do escritório Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados.