Gramatigalhas

Ter e vir – Como acentuar

Um leitor, em síntese, indaga qual é a grafia correta para a terceira pessoa do plural do presente do indicativo dos verbos ter e vir. E especifica: seria teem ou têm, e veem ou vêm?

22/2/2023
O leitor Alencar Floriano Barbosa envia à coluna Gramatigalhas a seguinte mensagem:

"Estimado Professor: Poderia, por gentileza, esclarecer-me qual é a grafia correta para a 3a. pessoa do plural do Presente do Indicativo dos verbos TER e VIR? Seria teem ou têm e veem ou vêm? Grato".

1) Um leitor, em síntese, indaga qual é a grafia correta para a terceira pessoa do plural do presente do indicativo dos verbos ter e vir. E especifica: seria teem ou têm, e veem ou vêm?

2) Ora, num primeiro aspecto, observa-se que ter é verbo que traz problemas quanto à acentuação gráfica, dificuldade essa que se espraia para seus compostos, razão pela qual algumas detidas observações são oportunas.

3) Assim, tanto ter quanto seus compostos são grafados, na terceira pessoa do plural do presente do indicativo, com um acento circunflexo, e isso para diferenciar da terceira pessoa do singular: eles têm, eles mantêm.

4) Seus compostos – e apenas seus compostos – na terceira pessoa do singular, recebem um acento agudo: ele tem, ele mantém.

5) Atente-se, portanto, a como se grafam as seguintes formas verbais: ele tem, ele mantém, eles têm, eles mantêm (a mesma observação vale para todos os demais compostos do verbo ter).

6) Observe-se, por outro lado, que, na terceira pessoa do singular do presente do indicativo, nem ter nem seus compostos apresentam dois ee, encontro vocálico esse privativo de crer, dar, ler, ver e seus compostos.

7) Num segundo aspecto, embora vir tenha exatamente a mesma estrutura, fazem-se as mesmas observações, para que não remanesça dúvida alguma, a começar pelo fato de que ele apresenta dificuldade quanto à acentuação gráfica, dificuldade essa que se espraia para seus compostos.

8) Nesse quadro, tanto ter quanto seus compostos são grafados, na terceira pessoa do plural do presente do indicativo, com um acento circunflexo, para diferenciar da terceira pessoa do singular: eles vêm, eles intervêm.

9) Seus compostos, mas não ele próprio, na terceira pessoa do singular, recebem um acento agudo, em razão de regra específica de acentuação gráfica das oxítonas: ele vem, ele intervém.

10) Atente-se, assim, às seguintes formas do presente do indicativo: ele vem, eles vêm, ele intervém, eles intervêm.

11) Repetindo a mesma observação já feita para o verbo ter, nem ver, nem seus compostos apresentam dois ee, encontro vocálico esse privativo de crer, dar, ler, ver e seus compostos.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Colunista

José Maria da Costa é graduado em Direito, Letras e Pedagogia. Primeiro colocado no concurso de ingresso da Magistratura paulista. Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Ex-Professor de Língua Latina, de Português do Curso Anglo-Latino de São Paulo, de Linguagem Forense na Escola Paulista de Magistratura, de Direito Civil na Universidade de Ribeirão Preto e na ESA da OAB/SP. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas. Sócio-fundador do escritório Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados.