Gramatigalhas

Aprenção, Aprenssão ou Apreensão?

A leitora Luiza Mascarenhas envia-nos a sucinta indagação: "'Apreenção', 'aprenssão' ou 'apreensão'?"

28/3/2007

A leitora Luiza Mascarenhas envia-nos a sucinta indagação:

 

"'Apreenção', 'aprenssão' ou 'apreensão'?"

1) A dúvida trazida para solução questiona qual o correto:

a) aprenção;

b) aprenssão ou apreensão?

2) Numa primeira resposta de caráter objetivo, pode-se dizer que a autoridade para listar as palavras existentes em nosso idioma é a Academia Brasileira de Letras, que tem delegação legal para compor oficialmente nosso léxico.

3) E a ABL o faz por intermédio do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, uma espécie de dicionário publicado de tempos em tempos, em que são listados, em ordem alfabética, os vocábulos pertencentes ao nosso idioma, mas normalmente não se indica o respectivo sentido. A cada nova edição, novas palavras são acrescentadas ao nosso idioma.

4) Em solução objetiva para a indagação, assim, pode-se dizer que uma consulta ao VOLP revela que se encontra ali registrado o vocábulo apreensão1, mas não se registra apreenção nem aprenssão. Ou seja: o correto é apreensão, e as duas outras formas estão erradas.

5) Na tentativa de aprofundar um pouco mais a resposta, entretanto, acresce dizer, de início, ser inviável a grafia aprenssão ou apreenssão, já que, em português, o emprego de ss restringe-se às hipóteses em que se situam eles entre duas vogais, como em osso e massa. Se há uma vogal e uma consoante, basta um s, como em insalubre e insônia.

6) Além disso, não se pode esquecer que nossa grafia obedece a critérios etimológicos, o que significa que o vocábulo se comporta em português conforme era sua grafia em latim.

7) Na língua materna, a palavra era apprehensio, de modo que duas conclusões podem ser extraídas no português:

I) permanecem ee na grafia;

II) permanece o s na grafia;

III) caso similar é o vocábulo compreensão (comprehensio).

8) Anota-se, por fim, que, normalmente, em português, em vocábulos de terminação parecida, o t latino transforma-se em ç: actio (ação), contentio (contenção) e contestatio (contestação).

______

1Cf, Academia Brasileira de Letras. Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. 4 ed. Rio de Janeiro: Imprinta, 2004, p. 66.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Colunista

José Maria da Costa é graduado em Direito, Letras e Pedagogia. Primeiro colocado no concurso de ingresso da Magistratura paulista. Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Ex-Professor de Língua Latina, de Português do Curso Anglo-Latino de São Paulo, de Linguagem Forense na Escola Paulista de Magistratura, de Direito Civil na Universidade de Ribeirão Preto e na ESA da OAB/SP. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas. Sócio-fundador do escritório Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados.